Novidades adotadas pelo MEC e INEP para aplicação do ENEM e Encceja 2023 devem beneficiar estudantes. Exames são voltadas aos estudantes que desejam uma vaga no ensino superior ou conquistar o certificado de conclusão da educação básica.
O ENEM e Encceja 2023 são exames aplicados pelo Ministério da Educação através do INEP. O Exame Nacional do Ensino Médio é voltado a quem deseja iniciar o ensino superior; enquanto o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é para quem deseja o certificado do ensino fundamental ou médio.
As mudanças têm o objetivo de oferecer mais condições de igualdade entre os participantes dos exames aplicados pelo INEP.
Novidades no ENEM e Encceja 2023
A mudança proposta pelo INEP já começou a ser aplicada no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).
Agora, ela deve ser estendida a esses dois outros exames; veja o que deve ser alterado:
- Aumento da letra do Cartão-resposta: antes ele tinha fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, agora será adaptado no caso das pessoas com deficiência visual com fonte de tamanho 18;
- Folha de redação maior: para acompanhar esse aumento da letra, a folha de redação será impressa em papel A3. No Encceja Ensino Fundamental serão 25 linhas e no Enem e Encceja Ensino Médio 30 linhas para a redação, com espaçamento 1,5 cm;
- Outro ponto de mudança é quanto a utilização de um transcritor: Caso o participante opte pelo Cartão-Resposta ampliado, o auxílio para transcrição será desabilitado no ato da inscrição.
As mudanças atendem a Política de Acessibilidade e Inclusão, que assegura atendimentos e recursos especiais para os estudantes que necessitam desses serviços.
Entre os perfis que podem solicitar os atendimentos especializados estão: pessoas com baixa visão; cegueira; visão monocular; deficiência física; deficiência auditiva; surdez; deficiência intelectual (mental); surdocegueira; dislexia; déficit de atenção; transtorno do espectro autista; discalculia; além de gestantes; lactantes; idosos e pessoas com outra condição específica.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.