INSTABILIDADE! Cliente Nubank perde dinheiro ao fazer PIX e app se pronuncia

Na última terça-feira, 16, clientes Nubank perderam dinheiro enquanto tentavam fazer PIX pelo aplicativo do banco digital. Durante todo o dia de ontem, a plataforma passou por instabilidades no sistema de pagamentos espontâneos, causando prejuízos para os clientes. 

INSTABILIDADE! Clientes Nubank perdem dinheiro ao fazer PIX e app se pronuncia
INSTABILIDADE! Cliente Nubank perde dinheiro ao fazer PIX e app se pronuncia. (Imagem: FDR)

Clientes Nubank relataram falhas no sistema operacional do aplicativo logo no início da manhã e da tarde. Embora essas mesmas pessoas já tenham usado as redes sociais para afirmar que o problema foi resultado e as operações foram normalizadas gradualmente, muitos usuários levaram susto ao achar que tinham perdido dinheiro.

As reclamações de clientes Nubank sobre a instabilidade do sistema tiveram início por volta das 11h da terça-feira, 16. De acordo com o site de monitoramento, Downdetector, a plataforma registrou mais de 482 notificações de problemas dos usuários às 11h39. Deste total, 88% estavam associadas ao PIX. 

O principal problema apontado pelos clientes Nubank está na funcionalidade do PIX. Segundo relatos, uma mensagem indicando o uso do TED (Transferência Eletrônica Disponível) aparece quando os usuários tentaram fazer transferências por meio do sistema de pagamentos instantâneos. No entanto, as transferências também apresentaram instabilidade.

Na oportunidade, o banco digital afirmou que, “as operações de PIX já estão sendo normalizadas e devem se restabelecer integralmente em breve”. 

Clientes Nubank usam as redes sociais para fazerem reclamações

Como fazer um PIX pelo Nubank?

O aplicativo do Nubank contém todas funções e serviços de uma conta digital completa e gratuita, incluindo o principal meio de transferências atualmente, o PIX. Então, veja o passo a passo e saiba como realizar este processo:

  1. Abra seu aplicativo do banco Nubank acesse a “Área Pix“, na tela de início;
  2. Depois, vá na opção “Transferir”;
  3. Insira o valor desejado para encaminha para outra conta;
  4. Escolha para quem vai enviar o Pix Nubank: nos contatos ou informe a chave Pix (Celular, CPF, e-mail ou aleatória);
  5. Revise as informações antes de transferir e, se preferir, escreva uma mensagem para acompanhar o envio;
  6. Confirme a transação com sua senha de 4 dígitos;
  7. Pronto! Você já conseguiu enviar o Pix no Nubank!

PIX do Nubank tem limite?

Não existe um limite do Pix para o período diurno (entre 6h e 20h ou 6h e 22h). Para o período noturno (entre 20h e 6h ou 22h e 6h), entretanto, existe um limite máximo de R$ 1 mil que pode ser movimentado ao longo dessas horas.

Além disso, as instituições também podem estabelecer um valor máximo para os usuários pagarem ou transferirem, segundo o Banco Central. Esse limite, entretanto, não pode ser inferior aos praticados em TED nem em cartões de débito, dependendo do caso.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.