Na última terça-feira, 16, clientes Nubank perderam dinheiro enquanto tentavam fazer PIX pelo aplicativo do banco digital. Durante todo o dia de ontem, a plataforma passou por instabilidades no sistema de pagamentos espontâneos, causando prejuízos para os clientes.
Clientes Nubank relataram falhas no sistema operacional do aplicativo logo no início da manhã e da tarde. Embora essas mesmas pessoas já tenham usado as redes sociais para afirmar que o problema foi resultado e as operações foram normalizadas gradualmente, muitos usuários levaram susto ao achar que tinham perdido dinheiro.
As reclamações de clientes Nubank sobre a instabilidade do sistema tiveram início por volta das 11h da terça-feira, 16. De acordo com o site de monitoramento, Downdetector, a plataforma registrou mais de 482 notificações de problemas dos usuários às 11h39. Deste total, 88% estavam associadas ao PIX.
O principal problema apontado pelos clientes Nubank está na funcionalidade do PIX. Segundo relatos, uma mensagem indicando o uso do TED (Transferência Eletrônica Disponível) aparece quando os usuários tentaram fazer transferências por meio do sistema de pagamentos instantâneos. No entanto, as transferências também apresentaram instabilidade.
Na oportunidade, o banco digital afirmou que, “as operações de PIX já estão sendo normalizadas e devem se restabelecer integralmente em breve”.
Clientes Nubank usam as redes sociais para fazerem reclamações
nubank nunca tinha me deixado na mão, aí hoje, justamente hoje o pix tá tá problema que ódio 🤡
— Alms (@zoooomm__) May 16, 2023
não dá pra acreditar o quão porcaria esse nubank está ultimamente.
pix não está funcionando e nem transferências, simplesmente fica em tela de erro.
é um absurdo um banco como esse (enorme) e funções básicas estarem fora do ar.
alô @nubank vamos melhorar, né? pic.twitter.com/C8gUSld7nv
— júlia 🇧🇷 (@uzumxkigakure) May 16, 2023
Mais alguém? #Pix #Nubank pic.twitter.com/Zbgs0D1xN0
— Everton Santana (@Evertontag) May 16, 2023
Como fazer um PIX pelo Nubank?
O aplicativo do Nubank contém todas funções e serviços de uma conta digital completa e gratuita, incluindo o principal meio de transferências atualmente, o PIX. Então, veja o passo a passo e saiba como realizar este processo:
- Abra seu aplicativo do banco Nubank acesse a “Área Pix“, na tela de início;
- Depois, vá na opção “Transferir”;
- Insira o valor desejado para encaminha para outra conta;
- Escolha para quem vai enviar o Pix Nubank: nos contatos ou informe a chave Pix (Celular, CPF, e-mail ou aleatória);
- Revise as informações antes de transferir e, se preferir, escreva uma mensagem para acompanhar o envio;
- Confirme a transação com sua senha de 4 dígitos;
- Pronto! Você já conseguiu enviar o Pix no Nubank!
PIX do Nubank tem limite?
Não existe um limite do Pix para o período diurno (entre 6h e 20h ou 6h e 22h). Para o período noturno (entre 20h e 6h ou 22h e 6h), entretanto, existe um limite máximo de R$ 1 mil que pode ser movimentado ao longo dessas horas.
Além disso, as instituições também podem estabelecer um valor máximo para os usuários pagarem ou transferirem, segundo o Banco Central. Esse limite, entretanto, não pode ser inferior aos praticados em TED nem em cartões de débito, dependendo do caso.