Estudantes que ainda buscam uma vaga em um curso de graduação devem ficar atentos, pois, o Fies 2023.2 começou a ser organizado pelo MEC. Programa utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar estudantes.
O Ministério da Educação deu o primeiro passo para a organização do FIES 2023.2, o que deve fazer com que os estudantes fiquem de atentos aos próximos. Programa oferta vagas em cursos de graduação em instituições particulares de todo o país; com ele os estudantes pagam as mensalidades apenas após se formarem.
Durante o curso os usuários do FIES devem pagar apenas os encargos e o seguro de vida contratado.
FIES 2023.2
Na última terça-feira, 16, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 4, que apresenta a primeira etapa do segundo processo seletivo do FIES desse ano.
O documento define datas, critérios e procedimentos a serem observados pelas instituições que desejam ofertar vagas através do programa.
Com a publicação as instituições têm até o dia 23 de maio para preencher o documento de participação dessa edição. No documento deve constar informações importantes, como os valores das mensalidades dos cursos que serão disponibilizados.
O edital prevê o período de 24 a 30 de maio para a retificação do documento de participação, caso seja necessário. Todos esses procedimentos devem ser realizados, exclusivamente, por meio do Sisfies.
Para participar é necessário que as mantenedoras tenham Termo de Adesão ao programa e ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), destinado à concessão de financiamento aos candidatos, de acordo com o disposto na legislação do Fies.
Sobre o FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC criado a partir da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.
Através do programa os estudantes de todo o país têm acesso a financiamento de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sinaes.
Ao longo dos anos o FIES passou por algumas mudanças, uma das mais significativa foi em 2018 quando o programa passou a conceder juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
para participar do Fundo de Financiamento Estudantil é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010, com notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.