O Caixa Tem, plataforma de poupança digital utilizada pelos brasileiros para receber diversos tipos de pagamentos, pode se tornar um problema caso o usuário perca sua senha. O aplicativo é usado pelo governo para repassar pagamentos, como depósitos de programas sociais, salários trabalhistas e até mesmo auxílios para caminhoneiros e taxistas.
Quando um cidadão é aprovado para receber algum benefício, o governo cria automaticamente uma conta no Caixa Tem para ele. Caso o cidadão não possua uma conta corrente na Caixa Econômica, ele também receberá por meio dessa poupança social os pagamentos trabalhistas aos quais tiver direito.
A plataforma permite que o usuário realize diversas operações financeiras, como transferências, PIX, pagamento de boletos, uso do cartão virtual e compras com leitura do QR Code na maquininha de cartão. Por isso, é importante que o usuário mantenha sua senha segura e atualizada para evitar futuros transtornos. Ainda que seja possível receber o pagamento presencialmente, em agências da Caixa Econômica e casas lotéricas, utilizar o Caixa Tem é mais prático e evita longas filas de espera.
Como recuperar a senha do aplicativo Caixa Tem
Para recuperar a senha do Caixa Tem, é necessário ter em mãos informações importantes, como o número de telefone e o e-mail cadastrado pelo usuário. Esses dados são solicitados no momento da criação do login no aplicativo, no primeiro acesso do beneficiário. Isso porque o link para a recuperação da senha será enviado por esses canais.
Passos para recuperar a senha do Caixa Tem:
- Abrir o aplicativo e selecionar “Esqueci minha senha”
- Informar o número do CPF e selecionar “Não sou um robô” e “Continuar”
- Abrir a caixa de e-mails e procurar por um e-mail com o assunto “Redefinição de Senha” enviado por “Login Caixa”
- Abrir o e-mail e selecionar o “Link para redefinir credenciais” (lembrando que ele expira em 720 minutos)
- Preencher os campos com a nova senha de 6 dígitos numéricos, sem números sequenciais
- Checar a senha digitada ao tocar no ícone de olho e, depois, clicar em “Continuar”
Se o indivíduo não tiver acesso ao e-mail registrado, será necessário comparecer a uma filial da Caixa Econômica para modificar suas informações de registro e renovar sua senha.