O banco digital Nubank divulgou informações recentes sobre uma disparada de bloqueios nas contas de seus correntistas. As informações são de que esse é um processo comum da empresa, e que visa proteger a conta e o dinheiro que foi investido. Para tanto, o banco bloqueia o saldo e não permite nenhuma movimentação financeira quando percebe algum incomum.
O Nubank informou que só faz o bloqueio das contas quando recebe alguma denúncia, ou quando há movimentação suspeita no saldo disponível. Por isso, o banco diz que como uma forma preventiva e para evitar roubos, o acesso a conta é bloqueada até que as suspeitas sejam retiradas.
Isso acontece, por exemplo, quando a instituição suspeita de que não é o próprio cliente quem está mexendo na sua conta. Para isso, solicita que o cidadão envie um documento com foto e confirme todos os dados necessários. Esse é um dos motivos que fazem a atualização de e-mail e outros canais de dados ser importante, porque é por meio deles que o banco entrará em contato.
Acontece que embora esse seja um processo comum que na verdade pretende evitar golpes e fraudes, o Nubank tem identificado justamente o contrário. O banco alertou sobre a possibilidade de fake news envolvendo o seu nome, e emitiu um alerta para todos os seus clientes a respeito desse caso.
Nubank alerta sobre golpe no bloqueio das contas
Caso o cliente perceba que sua conta do Nubank foi bloqueada, o primeiro passo é entrar em contato com o banco por telefone. O número é: 0800 608 6236 que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Algumas informações não poderão ser repassadas por telefone, por isso é preciso estar de olho no e-mail que é o canal de comunicação entre o banco e o cliente.
Mas atenção, apenas o próprio cliente é quem entra em contanto com o banco, e não o banco quem entra em contato com o cliente por telefone. Se receber uma ligação avisando sobre o bloqueio da conta, suspeite. Ao entrar em contato com o cliente, o bandido solicita confirmação de dados como a senha ou e-mail pessoal.
Podendo inclusive pedir que uma transferência seja feita para dados bancários do golpista como uma forma de confirmar que a conta foi desbloqueada. O Nubank alerta que não faz nenhum tipo de pedido como esse, e que inclusive não solicita senha ou qualquer dado que não seja a foto do documento.