Restituição do IRPF via PIX surpreende os contribuintes sem taxas de transferência

Faltam poucos dias para o fim do prazo de envio da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para postar o documento, e a partir disso aguardar que seja incluso em um dos lotes de pagamento da restituição do IRPF. Para 2023 a novidade da Receita Federal é a possibilidade de receber esse benefício por meio de PIX.

Restituição do IRPF via PIX surpreende os contribuintes sem taxas de transferência
Restituição do IRPF via PIX surpreende os contribuintes sem taxas de transferência (Imagem: FDR)

A restituição do IRPF caí na conta corrente que o cidadão informar ao enviar a declaração. Nesse ano, porém, a Receita Federal trouxe como alternativa ao invés da conta bancária, a transferência do valor por meio da chave PIX. Mas é preciso atenção, porque a única chave válida será o número de CPF do cidadão.

Não é possível receber pelo banco em que o número de celular ou e-mail foram cadastrados. Quem fizer a opção por esse tipo de pagamento ganhará prioridade no recebimento da restituição do IRPF. Não é uma garantia de que será incluso no primeiro lote, mas as chances de ser contemplado logo nos primeiros meses são grandes.

Os pagamentos serão feitos sempre no último dia útil de cada mês, de maio a setembro desse ano. Para saber em qual lote receberá sua restituição, o cidadão deve consultar o portal da Receita Federal sempre uma semana antes da data de pagamento. Basta informar o número do CPF e data de nascimento do titular.

Como cadastrar o PIX para receber a restituição do IRPF?

A opção de cadastramento da chave PIX para receber a restituição do IRPF é dada automaticamente quando o cidadão envia a declaração. No final do procedimento o trabalhador tem essa alternativa, com o preenchimento automático da chave PIX tendo como número o CPF do titular da declaração.

Quem ainda não fez essa opção, mas pretende mudar o meio de recebimento, pode fazer o recadastramento seguindo esse passo a passo:

Calendário restituição do IRPF

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile