MEC autoriza mais de 2 mil BOLSAS para estes estudantes

Nova portaria do MEC deve beneficiar centenas de estudantes com bolsas permanência para um grupo. Medida faz parte do compromisso do Ministério da Educação assumido no mês de abril com representantes. Serão beneficiados os novos e os antigos inscritos no PBP.

MEC autoriza mais de 2 mil BOLSAS para estes estudantes
MEC autoriza mais de 2 mil BOLSAS para estes estudantes (Imagem: FDR)

Uma ação do Ministério da Educação deve beneficiar centenas de estudantes com bolsas. A portaria foi publicada pelo MEC na última quarta-feira, 10 de maio, no Diário Oficial da União (DOU).A ação faz parte do compromisso assumido pelo ministro da Educação, Camilo Santana, com representantes indígenas.

O Programa de Bolsa Permanência (PBP) foi criado no ano de 2013, mas, essa foi a primeira vez em que o valor foi reajustado.

MEC oferece bolsas a estudantes indígenas

A Portaria nº 9 de 9 de maio de 2023 deve beneficiar 2.2278 estudantes indígenas e quilombolas que já estão inscritos no PBP.

Art. 1º Fica autorizada a oferta de 2.278 (duas mil, duzentos e setenta e oito) novas bolsas do Programa de Bolsa Permanência – PBP para atender aos estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por Instituições Federais de Ensino Superior – Ifes e já inscritos no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP”, afirma o documento

Para os estudantes que desejam participar do programa o período de inscrição será de 3 a 30 de junho desse ano.

As instituições devem analisar a documentação dos candidatos e comprovar que eles podem participar do programa, só após isso a inscrição será homologada. A data limite para essa comprovação é até 2 de junho.

EDITAL ENEM 2023 É DIVULGADO: DATAS DAS PROVAS, QUEM PODE FAZER E O TEMA DA REDAÇÃO

Os estudantes que tiverem o cadastro homologado até 16 de maio já receberão o pagamento referente a esse mês.

“Essa antecipaçãoé resultado de um esforço conjunto entre Sesu e Secadi, para agilizar o atendimento dasreivindicações de representantes indígenas e quilombolasapresentadas ao MEC.Osinscritoscom cadastros homologados entre 17 de maio e 2 de junhoserão incluídos nopagamento referente a junho,que seráexecutado no início de julho”, informou o Ministério da Educação. 

Em fevereiro desse ano o Presidente Lula anunciou o reajuste da bolsa do PBP para o valor de R$ 1.400,00.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile