Restituição do IRPF: descubra agora em que LOTE você irá receber

Pontos-chave
  • O pagamento da restituição do IRPF acontece em cinco lotes;
  • A Receita Federal anunciou que há grupos que ganharão prioridade;
  • Para saber se está no lote de pagamento é preciso consultar.

O pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) não é uma garantia para todos os contribuintes que enviarem o documento nesse ano. O valor somente será liberado para quem apresentar gastos no último ano que dão direito a descontos no valor final de tributação. Esses descontos serão recebidos pela restituição. Ao todo, cinco lotes de pagamento acontecem em 2023.

Restituição do IRPF: descubra agora em que LOTE você irá receber
Restituição do IRPF: descubra agora em que LOTE você irá receber (Imagem: FDR)

O primeiro lote da restituição do IRPF será depositado no dia 31 de maio, mesma data em que se encerra o prazo para enviar a declaração. São obrigados a fazer o documento todos aqueles que obtiveram faturamento não isento de tributação superior a 28.559,70 em 2022. Ou, rendimentos que são isentos, mas superaram R$ 40.000,00 no último ano.

Desde o dia 15 de março o documento pode ser enviado optando por algum dos canais liberados pela Receita Federal, como: App Meu Imposto de Renda, programa gerador da declaração que pode ser baixado em computadores e notebook, ou o site da Receita Federal. Ao considerar todo o patrimônio do cidadão, e os gastos que foram informados, o sistema indica se há valores a serem restituídos. 

Quem enviar a declaração fora do prazo, contendo erros, ou sonegando dados, precisará corrigir o documento inicialmente. Feito isso, será incluso na restituição do IRPF retroativa, paga ao longo do ano sem data exata para acontecer. Enquanto os demais terão acesso a um dos pagamentos feitos entre maio e setembro, sempre no último dia útil.

Quem tem prioridade na restituição do IRPF?

Quando envia a declaração do Imposto de Renda, o cidadão não recebe a informação sobre quando vai receber a restituição do IRPF. São cinco lotes regulares, e o cidadão pode ser incluso em qualquer um deles. No entanto, a Receita Federal dá prioridade para alguns casos em específico, como:

Essa lista com o público que tem preferência no recebimento da restituição foi anunciada pela Receita Federal logo no início do prazo de envio da declaração. E quem respeitou essas regras ganhará a chance de receber o quanto antes.

LOTES DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023 SÃO REVELADOS: VEJA QUANDO VOCÊ VAI RECEBER SEU VALOR

Calendário da restituição do Imposto de Renda

Seguindo o mesmo cronograma do último ano, o calendário da restituição do IRPF 2023 será de cinco depósitos. Houve momentos, como em 2019, em que o pagamento da restituição começava em junho e era de sete lotes e não cinco. A ideia de reduzir começou em 2020, ainda sob comando do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A prioridade para receber a restituição será para aqueles que enviaram o documento logo no início do prazo que começou em 15 de março. Os demais ainda serão inclusos nos lotes seguinte, conforme os graus de prioridade já anunciados.

O cronograma de depósitos que será feito na conta corrente cadastrada, ou chave PIX de número do CPF do titular, segue as seguintes datas:

Como saber em qual lote vou receber a restituição do IRPF?

Nenhuma informação sobre a data de depósito da restituição do IRPF é dada ao contribuinte quando ele envia a declaração. É possível prever se receberá no início do calendário caso tenha seguido as regras mencionadas, ou faça parte do grupo que tem prioridade legal.

Para ter certeza sobre o dia que vai sacar a restituição, e o valor que será pago, o cidadão precisa fazer a consulta do lote. Nesse caso é preciso aguardar a liberação da consulta que acontece sempre uma semana antes do pagamento. Para o pagamento de 31 de maio a consulta deve ser liberada no dia 24.

E os contribuintes conferem as informações da seguinte forma:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile