Documentação GRATUITA! Programa isenta brasileiro de taxas na obtenção da CNH

Conseguir um documento de forma gratuita não é simples. Principalmente quando se trata da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que autoriza o cidadão a conduzir veículos automotores. É necessário um longo processo para ser habilitado, envolvendo exames e procedimentos burocráticos. Alguns estados, porém, permitem que esse documento seja emitido gratuitamente.

Documentação GRATUITA! Programa isenta brasileiro de taxas na obtenção da CNH
Documentação GRATUITA! Programa isenta brasileiro de taxas na obtenção da CNH (Imagem: FDR)

A emissão de CNH de forma gratuita não é um programa federal, mas sim um projeto que surge por meio de uma lei estadual. São pelo menos 18 estados brasileiros que possuem esse programa, com nomes diferentes, mas em sua maioria chamados de CNH Social. O intuito é justamente de introduzir pessoas de baixa renda na sociedade, permitindo que conduzam um veículo.

Com a habilitação em mãos, o cidadão pode tentar um emprego como motorista particular, prestar concurso para motorista do serviço público. E ainda, trabalhar como entregador, ou fazendo viagens por aplicativo. A partir disso, quem vive de baixa renda conseguiria elevar seu poder de compra e finalmente ter um emprego.

Para conseguir uma vaga na CNH Social, porém, o cidadão precisa cumprir com os requisitos determinados em cada estado. O processo de inscrição e seleção é feito por meio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por isso é preciso acessar o portal dessa instituição para conferir as informações sobre o processo seletivo.

Quem pode conseguir a CNH gratuita?

O primeiro ponto para conseguir a CNH gratuita é residir no estado que oferece esse programa. Quando um novo edital for aberto, oferecendo vagas para novos candidatos, os interessados poderão se inscrever. Para isso, deverão cumprir com requisitos como:

A emissão do documento incluí a habilitação na categoria A ou B, ou adição de uma nova categoria para quem pretende trabalhar com transporte de carga ou de pessoas.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile