Americanas sofre dura QUEDA neste aspecto

O ano de 2023 não tem sido nada fácil para uma das mais tradicionais varejistas brasileira: a Americanas. Depois do marcante episódio de janeiro, na qual se revelou rombo de pelo menos R$ 20 bilhões na contabilidade da empresa, agora um novo acontecimento atingiu em cheio uma de suas maiores especialidades nos últimos tempos.

Americanas sofre dura QUEDA neste aspecto
Americanas sofre dura QUEDA neste aspecto. (Imagem: FDR)

Crise no meio digital?

Uma das maiores especialidades da Americanas nos tempos atuais é o seu marketplace. Porém, um estudo da startup Magis5, hub automatizador e integrador de marketplaces, mostra que o grupo despencou na lista dos principais do setor.

No final de março, dados mostraram uma drástica redução do faturamento dos canais on-line das Americanas. Em novembro do ano passado, houve um pico do resultado, com vendas somando R$ 1,4 bilhão.

Porém, em fevereiro deste ano, já com a crise estabelecida, o montante caiu para R$ 180 milhões. Ou seja, uma redução de 7,7 vezes. Os dados são da própria empresa, e estão em relatório enviado à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, conforme noticiado pela imprensa.

Um levantamento da Magis5 mostra que um mês após o anúncio da crise apontam que houve uma redução de 35,27% na média de pedidos diários e de 30,79% em relação volume bruto de mercadorias.

Analisando estes dados nos últimos dois trimestres de 2022, percebe-se que tal redução é ainda maior, com -47,35% na média de pedidos diários. Houve queda também nos vendedores ativos na plataforma desde o ínicio da crise até o mês de março, na faixa de 5,1%.

O que está acontecendo?

Como explica Claudio Dias, CEO da Magis5, estes dados apontam a possibilidade dos compradores estarem mais receosos com a compra no marketplace ou mesmo para a redução de ações feitas pela Americanas para atrair mais consumidores. Com isso, consequentemente, outros marketplaces aumentem sua participação no mercado.

Dias comenta que, para os vendedores de marketplace, a crise nas Americanas representa, de fato, um desafio. “Trata-se de uma marca que conseguiu se consolidar no mercado, atraindo parceiros e clientes. Apesar dos resultados em intenso declive, e da imagem desgastada, a crise não significa fim de oportunidades”, explica Dias.

“É preciso ficar alerta perante os acontecimentos, porém, a Americanas é uma marca consolidada no mercado, e esperamos que essa crise possa ser contornada justamente por conta dos vendedores, colaboradores e parceiros que tiram sua renda a partir do marketplace. Mas igualmente é importante ressaltarmos o quão importante, para sellers, é estar presente em multicanais de vendas on-line para ter mais contatos com seus compradores em diferentes plataformas e não serem duramente afetados”, finaliza o CEO da Magis5.

Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.