CONFIRMADO: 13º salário de 2023 terá novo valor. Veja as regras para antecipar o seu pagamento

O abono natalino, também conhecido como 13º salário, sofrerá alterações significativas em 2023, impactando diretamente o bolso dos trabalhadores. A mudança está relacionada ao ajuste no salário mínimo, que influencia diretamente o valor do benefício.

CONFIRMADO: 13º salário de 2023 terá novo valor. Veja as regras para antecipar o seu pagamento (Imagem: FDR)

O cálculo do depósito leva em conta a remuneração do trabalhador e pode dar aos que recebem um salário mínimo a chance de obter uma quantia equivalente ao total de um ano de trabalho para a mesma empresa. Com o reajuste do piso nacional em maio, quem recebe o piso nacional terá um aumento no valor pago como 13º salário no final do ano. O benefício pode ser recebido de uma só vez ou dividido em duas parcelas iguais, sendo que a segunda sofre dedução de impostos e contribuições previdenciárias.

Essas mudanças no 13º salário impactam diretamente o orçamento dos trabalhadores, já que o benefício é uma fonte importante de renda extra no final do ano. Por isso, é fundamental estar atento às alterações e se planejar financeiramente para lidar com elas.

MUDANÇAS NO 13º SALÁRIO DE 2023: REGRAS, VALOR, NÚMERO DE PARCELAS E ANTECIPAÇÃO

Qual o valor do 13º salário de 2023?

É importante entender que o valor é calculado de forma proporcional ao tempo trabalhado. Se um funcionário foi contratado em agosto, por exemplo, e trabalhou por 15 dias, terá direito a uma fração do benefício. O cálculo é feito considerando o período trabalhado até dezembro.

Para receber o valor integral do abono, equivalente a um salário mensal, o trabalhador precisa ter completado 12 meses de trabalho na mesma empresa. Vale destacar que, apesar da reforma trabalhista, o abono natalino é um dos poucos benefícios que se mantiveram sem alterações significativas.

É possível fazer o adiantamento do recebimento do 13º salário, desde que o profissional esteja prestes a entrar em férias. Para isso, é necessário fazer a solicitação entre os dias 1º e 31 de janeiro do ano em que as férias serão usufruídas.

Também é possível fazer o cálculo do valor de forma fácil através da calculadora do 13º salário do FDR, que está no final desse texto.  Basta inserir os dados pessoais para obter o resultado desejado. Com essa ferramenta, fica mais fácil para os trabalhadores planejarem suas finanças e se prepararem para o recebimento do abono natalino.

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile