Habilitação GRATUITA! CNH Social convoca 5 mil brasileiros em uma nova seleção

Em 30 de abril foi publicado o edital da CNH Social, programa que garante habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. O processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), bem como a adição de novas categorias, será totalmente financiada pelo governo do estado do Acre. Enquanto o processo seletivo será uma responsabilidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Habilitação GRATUITA! CNH Social convoca 5 mil brasileiros em uma nova seleção
Habilitação GRATUITA! CNH Social convoca 5 mil brasileiros em uma nova seleção (Imagem: FDR)

De acordo com o Detran do Acre, serão 5 mil vagas abertas para que os interessados se inscrevam na CNH Social. Dessa total, 5% serão reservados para pessoas com deficiência. Nesse estado existem três modalidades disponíveis para conseguir se inscrever: CNH Estudantil, CNH Urbana e CNH Rural. Cada uma possuí requisitos diferentes.

Vale lembrar que o programa da habilitação gratuita é uma iniciativa estadual, isso significa que não tem nenhuma relação com o governo federal. Ou seja, não existe uma lei de criação do programa que atinja todos os estados brasileiros, é preciso que o governo local se prontifique a oferecer esse programa. Por isso todos os detalhes do processo seletivo passam pelo Detran.

Para gerar mais oportunidades, postos de trabalho e renda, o governo prioriza, pelo segundo ano consecutivo, a oferta das CNHs gratuitas. Aumentamos em quase três vezes a oferta de vagas, para que mais pessoas sejam alcançadas, um compromisso da gestão Gladson Cameli”, enfatiza a presidente do Detran, Taynara Martins. Com a CNH Social o estado investe no mercado de trabalho.

Quem pode se inscrever na CNH Social do Acre?

De acordo com o Detran, todos os municípios do Acre terão vagas disponíveis para a CNH Social. Sendo 40% das vagas destinadas aos moradores da capital e 60% para os demais municípios. As inscrições acontecem online, e o candidato pode escolher se deseja emitir a primeira habilitação para categoria A ou B, ou se quer adicionar uma nova categoria.

As vagas estão abertas para:

Inscrições CNH Social no Acre

As inscrições na CNH Social vão de 3 de maio a 1º de junho de 2023.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile