Salário suspenso no INSS gera preocupação entre os aposentados

Entre os principais órgãos públicos do país, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos mais conhecidos pela população. Isto porque ele é responsável pelo pagamento de alguns benefícios sociais cedidos pelo governo federal. Porém, o que vem sendo relatado é que existem problemas no Instituto, inclusive suspendendo o pagamento dos beneficiários; confira.

Prova de vida do INSS é confirmada: Confira quem pode perder os benefícios
Salário suspenso no INSS gera preocupação entre os aposentados
(Imagem: FDR)

Entre as principais características do INSS, o pagamento de benefícios cedidos à população aparece como principal. Isto porque milhões de pessoas contam com o suporte oferecido pelo órgão para a manutenção de suas responsabilidades financeiras, como é o pagamento da aposentadoria, por exemplo.

Porém, para ser aprovado e receber um benefício do INSS, é necessário passar por algumas verificações que são obrigatórias e impostas pelo órgão, para que consiga, eventualmente, receber o benefício escolhido.

No caso dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, são pessoas que estão impossibilitadas de exercer uma profissão devido à sua condição de saúde, seja ela física ou mental, e impede que o cidadão forneça qualidade de vida para si e sua família.

Para estes casos, é necessário passar uma perícia médica em uma agência do INSS. Porém, o que vem sendo relatado pela população é que esta perícia médica está prejudicando os beneficiários. Isto porque há uma fila considerável de pessoas que desejam fazer o exame, mas não recebem disponibilidade do INSS. Hoje, cerca de 1 milhão de pessoas aguardam na fila.

O que a perícia médica do INSS faz?

É um requisito obrigatório para alguns benefícios do INSS. É necessário que um médico, que representa o órgão, faça uma análise das suas condições, sejam elas físicas ou mentais, e avalie a situação da maneira em que o paciente, ao final do exame, tenha a resposta se vai, ou não, receber o benefício em questão.

Vale ressaltar que este problema não é só para as pessoas que desejam fazer o exame pela primeira vez. Mesmo aqueles já realizaram o exame precisam atualizar, o indicado é a cada dois anos, para que o cidadão continue apto para o recebimento do suporte federal.

Estes atrasos para a realização das perícias médicas estão levando os beneficiários à não conseguirem receber o benefício e, para aquelas pessoas que já recebiam, estão tendo o seu pagamento suspenso pelo órgão. No caso das pessoas que ainda querem trabalhar, não estão conseguindo retornar ao serviço.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile