PIS/PASEP retroativo: entenda como funcionará o pagamento de maio e seu valor

Milhares de trabalhadores sempre aguardam ansiosamente pelo pagamento do PIS/PASEP 2023. Com isso, a Caixa Econômica já liberou o abono salarial, porém, somente para metade do público que tem direito ao abono Pis em 2023. O pagamento retorna em maio mas a dúvida é: terá retroativo?

PISP/PASEP retroativo: entenda como funcionará o pagamento de maio e seu valor
PISP/PASEP retroativo: entenda como funcionará o pagamento de maio e seu valor. (Imagem: FDR)

O abono salarial PIS/PASEP foi pago para 4,7 milhões de pessoas em abril. Destes, um grupo de 1,3 milhão ainda foi beneficiado com o abono retroativo pago somente a quem não havia recebido em lotes anteriores (nascidos entre janeiro e abril).

Dos 2,7 milhões de trabalhadores que passaram pelo reprocessamento, pouco menos da metade foi considerado apto pela Dataprev para sacar o PIS/PASEP em 2023. Esse grupo recebeu a parcela retroativa em 17 de abril, junto com os demais grupos do calendário.

O Ministério do Trabalho ainda não informou sobre um novo lote de reprocessamento do abono salarial ou de parcelas retroativas em maio.

O que significa abono em processamento?

Os dois principais motivos que levaram à reanálise da Dataprev foram CPF com divergência na Receita Federal e impedimento devido existir mais de um número do PIS/PASEP. Mas, foi informado que o reprocessamento seria feito de forma automática.

Por esse motivo, alguns trabalhadores ainda estão encontrando a mensagem “Abono em processamento, dados estarão disponíveis em breve” ao fazer a consulta pela CTPS digital.

Assim, quem ainda não teve o abono salarial habilitado após o reprocessamento e se enquadra dentro das regras para receber, deveria entrar com recurso no Ministério do Trabalho ou nas superintendências regionais do trabalho.

Valor do PIS/PASEP em maio

O reajuste no salário mínimo 2023 pode aumentar também o abono salarial e isso está sendo bastante aguardado pelos trabalhadores. Está previsto para 1º de maio o anúncio oficial do novo valor.

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (27), no Palácio do Alvorada, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou que a medida provisória que autoriza reajuste comece a valer a partir de primeiro de maio. O aumento do mínimo será de R$ 1.302 para R$ 1.320.

Calendário de pagamentos do PIS/PASEP

Em maio o pagamento do PIS/PASEP está marcado para o dia 15, quando nascidos em julho e agosto serão contemplados. O prazo final para recebimento do abono salarial deve ser 28 de dezembro.

A Caixa e o BB vão depositar o abono para quatro grupos. No dia 15 de maio, a Caixa paga o abono PIS para nascidos em julho e agosto, além de, na mesma data, o BB paga o abono PASEP para servidores com inscrição final 5 e 6.