Instituto Federal oferece mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos

As vagas nos cursos gratuitos de nível técnico são para ingresso no segundo semestre desse ano. As formações são concomitantes e subsequentes e estão disponíveis em 26 câmpus do instituto espalhados pelo estado.

Instituto Federal oferece mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos
Instituto Federal oferece mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos (Imagem: FDR)

O Instituto Federal de São Paulo está com inscrições abertas para um processo seletivo que oferece vagas em cursos gratuitos. As oportunidades são para cursos concomitantes, que acontecem juntamente ao ensino médio (em outra instituição) e subsequentes, voltados a quem já concluiu o ensino médio.

O IFSP oferece 2.020 vagas para 50 cursos em 26 câmpus espalhados pelo estado de São Paulo.

50% das vagas são destinadas aos candidatos que estudaram todo o ensino fundamental em instituições públicas brasileiras de ensino; há ainda reserva de vagas de acordo com a renda mensal.

Cursos gratuitos do IFSP

O processo seletivo oferece vagas nos seguintes câmpus:

Araraquara; Birigui; Boituva; Bragança Paulista; Campinas; Capivari; Caraguatatuba; Catanduva; Cubatão; Guarulhos; Hortolândia; Itapetininga; Itaquaquecetuba; Jacareí; Jundiaí; Presidente Epitácio; Piracicaba; Pirituba; Registro; Salto; São Carlos; São José dos Campos; São Paulo; Sertãozinho; Sorocaba e Suzano.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio através do site do Instituto Federal de São Paulo, com pagamento de taxa no valor de R$ 20.

Candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, ou seja, igual ou menor a R$ 1.953,00 e que tiverem cursado o ensino fundamental em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada, podem solicitar a isenção até o dia 7 de maio.

A prova de seleção terá duração de 3 horas e será aplicada no dia 18 de junho; ela será composta de 30 questões de múltipla escolha que avaliarão os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com conteúdos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no Edital n.º 261/2023.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile