A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento de montantes destinados às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica via benefícios sociais cedidos pelo governo federal. A Caixa também planeja uma mudança que vai impactar milhões de pessoas; confira.
A Caixa é responsável pelo pagamento do maior benefício social cedido pelo governo Lula, que é o Bolsa Família. Neste programa, os beneficiários tem acesso ao cartão do benefício, que garante o saque do valor em caixas e agências da Caixa. Além disto, também é possível movimentar o valor pelo Caixa Tem.
Mas aqueles que não possuem o aplicativo em seus aparelhos celulares já estão acostumados à utilizar o seu cartão do benefício para o saque do valor. Porém, este cartão utilizado pelos beneficiários pode estar com os seus dias contados. Isto porque a instituição está buscando fazer uma alteração importante neste critério.
A Presidente da Caixa, Rita Serrano, anunciou, em evento comemorativo dos 100 primeiros dias à frente da instituição, a emissão de novos cartões para os beneficiários do Bolsa Família. Entretanto, esses cartões não serão os mesmos dos atuais; estes terão mudanças importantes em suas ações disponíveis.
O que a Caixa mudou no Bolsa Família?
Os cartões que serão atualizados pela entidade serão diferentes do que temos hoje em circulação. Isto porque os beneficiários do Bolsa Família, agora, terão acesso à um cartão de débito exclusivo. Este terá acesso à novas movimentações financeiras, facilitando ainda mais a vida do cidadão que conta com o auxílio.
Até o momento, a emissão será de oito milhões de novos cartões, que serão distribuídos entre os beneficiários do programa social. O foco da instituição é fazer a troca integral dos cartões de todos os 21 milhões de beneficiários do programa. Acompanhe fala da presidente do órgão financeiro sobre o tema:
“A movimentação dos recursos por meio de um cartão com todas as características de uma conta corrente reduz as filas nas agências, promove a inclusão bancária e digital de milhões de pessoas, além de ser uma ação que incentiva a educação financeira.“