INSS autoriza o auxílio-reclusão para todo mundo? Entenda o motivo da facilitação no pagamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui uma série de funções e atividades distintas. Entre elas, está o pagamento do auxílio-reclusão, que estava sendo disponibilizado de uma forma bastante rápida pelo sistema. Veja agora o que levou à esta rápida aceitação para os beneficiários do órgão público.

Segurados do INSS podem obter benefícios através do IPTU 2023. Conheça as regras
INSS autoriza o auxílio-inclusão para todo mundo? Entenda o motivo da facilitação no pagamento (Imagem: FDR)

O auxílio-reclusão é pago para as famílias que tiveram um membro da sua família, que contribuiu ao INSS ao longo da vida, mas acabou sendo preso. Esta família tem direito à receber parte do valor contribuído ao decorrer da vida do agora presidiário. Porém, este processo não é realizado e tampouco aceito facilmente.

Acontece que haviam relatos de que estes auxílios estavam sendo liberados com uma certa facilidade pelo órgão, onde famílias que, inclusive, não tinham o direito de receber a quantia, estavam recebendo em suas contas de uma forma rápida, fácil e completamente acessível. Isto gerou uma desconfiança enorme.

Isto foi obra de uma quadrilha digital identificada pela Polícia Federal após uma operação realizada nesta terça-feira, 25/04, em Belém do Pará. Até o momento da publicação desta matéria, cinco pessoas haviam sido presas nesta operação, que desvendou o mistério destes pagamentos feitos de forma irresponsável.

Como eles conseguiram fraudar o INSS?

De acordo com informações obtidas pela Polícia Federal, após um dos integrantes desta quadrilha conseguiu número de matrícula e senha de um funcionário do órgão, ele começou a repassar parcelas deste auxílio para centenas de pessoas ao redor do país, famílias que não possuíam membros encarcerados.

Também segundo a PF, esta ação realizada na terça-feira conseguiu impedir o que seria um prejuízo avaliado em aproximadamente R$230 mil para os cofres públicos. Apesar dos cinco sujeitos que foram detidos no local, a investigação continua para achar as centenas de pessoas que receberam o valor indevidamente.

O que acontecerá com estes bandidos?

Os aparelhos celulares dos envolvidos foram apreendidos para que haja uma fiscalização que ajude na investigação da polícia, buscando novos culpados pelo crime realizado. Já aqueles que foram presos e/ou que estão sendo investigados devem ser julgados pelo crime de organização criminosa e também estelionato.

É essencial que você tenha os seus dados guardados e evite compartilhar senhas, número de cartões de crédito e débito ou até mesmo número de identificação em redes sociais ou sites da internet. Caso seja necessário a anexação de algum documento importante, verifique se o site ou plataforma é de confiança.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile