Na última segunda-feira (24), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O motivo é encontrar soluções para o problema que assola a atual gestão: a grande fila de espera no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Depois da conversa entre os ministros, Lupi disse aos jornalistas quais foram as decisões tomadas.
Após a conversa de Lupi com Haddd, o ministro da Previdência Social concedeu entrevista coletiva aos jornalistas que aguardavam. Ele afirmou que nesse ano de 2023 devem ser concedidos 900 mil benefícios previdenciários, além daqueles que o INSS já faz o pagamento. Por conta disso, há necessidade de um orçamento extra nos cofres da Previdência, justamente o que foi solicitado pelo ministro.
Em linhas gerais, o que foi dito é que há necessidade de encontrar verba suficiente para colocar fim a fila de espera por benefícios previdenciários. O próprio ministério afirmou que há 1,8 milhão de pedidos aguardando por uma resposta. Por lei, o máximo que um segurado pode esperar pelo pedido é de 90 dias, mas esse prazo tem sido superado.
Segundo Carlos Lupi não há uma estimativa de gastos para zerar a fila de espera do INSS. Isso porque, os benefícios solicitados são variáveis, logo os valores pagos por eles também. Outro ponto aposentado pelo ministro é o fato de que da fila de 1,8 milhões de pedidos, 1 milhão requer perícia médica e há disponíveis 3,5 mil médicos peritos.
“Não é uma questão simples de resolver. Existem vários tipos de problemas diferentes“, disse Carlos Lupi.
Ministro promete diminuir tempo de espera na fila do INSS
Lupi não informou se foi encontrada uma solução para bancar os 900 mil pedidos de benefícios previdenciários que estão na fila do INSS. Ele tem sido cobrado, inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a encontrar uma solução que seja viável. O presidente prometeu que reduziria a demanda da Previdência, e garantiria um administração mais eficaz nesse caso.
Diante disso, o ministro voltou a fazer a mesma promessa que já havia anunciado nas últimas semanas. A de que até o fim desse ano de 2023 os segurados levarão no máximo 45 dias para ter uma resposta sobre o seu pedido previdenciário.