FALTOU DINHEIRO! Governo não consegue cumprir promessa do INSS e aposentados se desesperam

O atual ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, parece estar com problemas na sua gestão. Pelo menos é o que fontes ligadas ao governo indicam, já que a principal promessa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sequer conseguiu torna-se projeto. Diante disso, Lupi tem recebido uma série de cobranças, vindas inclusive do presidente.

FALTOU DINHEIRO! Governo não consegue cumprir promessa do INSS e aposentados e desesperam
FALTOU DINHEIRO! Governo não consegue cumprir promessa do INSS e aposentados e desesperam (Imagem: FDR)

O grande problema da atual gestão previdenciária já é um caos antigo: a enorme fila de pedidos no INSS. Desde a época do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o fato dos segurados precisarem aguardar mais do que o limite estabelecido por lei para conseguir acesso ao benefício previdenciário já era motivo para crise. Agora, no governo Lula, esse fato não é diferente. Mas, o atual presidente havia prometido o fim dessa fila. 

De acordo com Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, houve uma reunião entre ele e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na última segunda-feira (24). A pauta do encontro foi justamente o número de requerimentos que aguardam análise do INSS, e como encontrar soluções para esse problema. Tudo porque, novos benefícios aprovados resultam em mais gastos ao governo.

Lupi informou que pretende liberar até 900 mil pagamentos previdenciários nesse ano, e por isso, precisa da ajuda de Haddad para encontrar espaço no orçamento.

Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo, de 1,1 milhão, que todo ano cresce, está previsto e orçado. Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800.000 a 900.000 a mais. Então, nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, disse Lupi ao sair da conversa na Fazenda.

INSS ESTÁ SEM DINHEIRO PARA PAGAR OS BENEFÍCIOS? NOTÍCIA PREOCUPA TODOS OS BRASILEIROS, E AGORA?

Fila do INSS vira crise no governo Lula

De acordo com a Veja, em abril cerca de 700.000 processos de auxílio-doença, 250.000 pedidos do benefício de prestação continuada e 290.000 pedidos (e recursos) de aposentadorias especiais. Enquanto por um lado a fila do INSS tem pessoas que necessitam de uma resposta, do outro há falta de recursos do governo para bancar todos pedidos.

Segundo Lupi não há uma estimativa de valores a serem usados para zerar a fila, porque há variedade de benefícios e de quantias a serem pagas em cada um. Ainda que sem grandes expectativas, o ministro voltou a prometer que até o final desse ano os segurados terão de esperar no máximo 45 dias para obter uma resposta sobre seu pedido previdenciário.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile