Os correntistas do Caixa Tem terão uma surpresa ao acessarem a plataforma nesta terça-feira, 25. A conta poupança social digital paga, nada mais, nada menos do que, dois benefícios sociais.
Cerca de 21 milhões de brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social terão acesso aos benefícios liberados pelo Caixa Tem. Desde que estejam com os dados fornecidos ao Cadastro Único (CadÚnico) devidamente atualizados, bem como as informações fornecidas à plataforma.
Ao acessar o Caixa Tem, o contingente de beneficiários tem acesso aos valores correspondentes ao Bolsa Família e ao Vale-Gás. Ambos os benefícios continuam sendo pagos no decorrer da semana.
O calendário de pagamentos destas transferências de renda foi antecipado neste mês, iniciando no dia 14 de abril. A antecipação foi determinada em virtude do feriado de Tiradentes, datado no dia 21 de abril, uma sexta-feira, dia em que normalmente o Caixa Tem não realiza pagamentos.
Por ser uma plataforma criada e gerenciada pela Caixa Econômica Federal (CEF), o Caixa Tem segue o funcionamento das agências físicas. Portanto, não efetua pagamentos aos finais de semana e feriados.
Os depósitos na plataforma digital tiveram início no dia 14, liberando os valores gradativamente, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Nesta terça-feira, 25, é a vez do NIS final 7, nos próximos dias, quarta, quinta e sexta, podem movimentar os valores os beneficiários cujo NIS termina em 8, 9 e 0, respectivamente.
Quem tem direito aos benefícios liberados no Caixa Tem?
Para ter direito aos benefícios liberados no Caixa Tem é preciso cumprir determinadas regras de elegibilidade. Lembrando que, neste caso, o valor se refere a dois programas similares. Confira abaixo!
Bolsa Família
Tem direito toda família com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Isso significa que a renda somada de todos os integrantes da família dividida pelo número de pessoas deve ser menor que R$ 218.
As famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. São elas:
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
- Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
- A família deve sempre manter atualizado o Cadastro Único (pelos menos, a cada 24 meses).
Vale-Gás
Podem receber o vale-gás nacional no mês de abril, as famílias que se enquadrarem nos seguintes requisitos:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Possuir renda mensal de até três salários mínimos;
- Estar em situação de pobreza ou extrema pobreza;
- Fazer parte do Bolsa Família;
- Residir em áreas de vulnerabilidade social;
- Não possuir acesso à rede de distribuição de gás encanado;
- Ter utilizado, nos últimos três meses, pelo menos um botijão de gás de cozinha;
- Não receber benefício semelhante de outro programa social do governo.
Calendário dos benefícios liberados no Caixa Tem
- NIS final 1 – 14 de abril;
- NIS final 2 – 17 de abril;
- NIS final 3 – 18 de abril;
- NIS final 4 – 19 de abril;
- NIS final 5 – 20 de abril;
- NIS final 6 – 24 de abril;
- NIS final 7 – 25 de abril;
- NIS final 8 – 26 de abril;
- NIS final 9 – 27 de abril;
- NIS final 0 – 28 de abril.