Primeiro EMPREGO: veja todos os benefícios para quem tem carteira assinada

Pontos-chave
  • Trabalho com carteira assinada garante a proteção pela CLT;
  • Quem busca o primeiro emprego prioriza a contratação nesse regime;
  • Há benefícios trabalhistas e salariais garantidos ao cidadão.

Ao final de janeiro de 2023, ainda conforme os dados oficiais, o Brasil tinha saldo de 42,52 milhões de empregos com carteira assinada. Para muitas pessoas que vivem na informalidade, sem vínculo empregatício, o regime CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) é um desejo enorme. Embora hajam obrigações criadas para o trabalhador, seu primeiro emprego com registro lhe garantirá uma série de benefícios.

Primeiro EMPREGO: veja todos os benefícios para quem tem carteira assinada
Primeiro EMPREGO: veja todos os benefícios para quem tem carteira assinada (Imagem: FDR)

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 8,6% no trimestre móvel terminado em fevereiro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada em março. Com isso, o número de desocupados chega a 9,2 milhões de pessoas. Trata-se de cidadãos que estão em busca do emprego com carteira assinada, ou vivem como informais.

Quem não consegue o primeiro emprego, ou um novo contrato de trabalho após a demissão, acaba optando por duas vertentes a fim de conseguir remuneração todos os meses: atuar na informalidade, como freelancer, sem vínculo com a empresa a qual presta serviço; abrir uma pequena empresa e torna-se empreendedor, sendo seu próprio patrão.

Acontece que em nenhuma das duas opções o trabalhador consegue os benefícios e vantagens que atuar com carteira assinada propõe. O que é possível dentro desses dois regimes é criar seu próprio horário de trabalho, prestar serviço para mais de uma empresa, entre outros. Ainda assim, o grande diferencial da CLT são as proteções trabalhistas que são permitidas ao cidadão.

Benefícios ao optar pela carteira assinada

Quando está em busca do primeiro emprego as chances de consegui-lo são ainda mais complexas. Isso porque, as empresas costumam exigir que o trabalhador tenha um tempo mínimo de experiência dentro da área a ser contratado, o que para essas pessoas é impossível, já que nunca atuaram antes.

Por isso, a recomendação é usar como referências os trabalhos voluntários já feitos, os “bicos” que são freelancers e que não tiveram registro formal, entre outras situações. Dessa forma, a contratação com carteira assinada pode se tornar real. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 30,3% das pessoas entre 18 e 24 anos estão desocupadas.

Mas, por que escolher um emprego com carteira assinada? Os direitos trabalhistas oferecidos são o motivo principal.

ATENÇÃO TRABALHADOR! JUSTIÇA CRIA OBRIGAÇÃO PARA HORAS EXTRAS E MUDANÇA AFETARÁ TODO MUNDO

Benefício salarial para quem atua com carteira assinada

Além das proteções para o trabalhador, no que diz respeito a sua remuneração e tempo de serviço, há benefícios salariais liberados para quem trabalha com carteira assinada. Isso porque, todos os meses o empregador faz a contribuição para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) em que é somado um valor a ser usado para o pagamento desses benefícios.

Essas liberações são uma responsabilidade do governo federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego ou Ministério da Previdência Social. E podem ser esclarecidos usando a plataforma Gov.br. A recomendação é sempre ter um login criado nesse site.

São garantidos ao trabalhador com carteira assinada pagamentos trabalhistas como:

A CLT não exige o pagamento de vale alimentação ou refeição, esse é um benefício garantido pela empresa.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile