Usuários do FIES pagam durante a graduação apenas os encargos do financiamento, a mensalidade é quitada após a formatura. Financiamento é utilizado por pessoas que desejam cursar o nível superior, mas, não têm condições de pagar as mensalidades.
Com o alto índice de inadimplência, atualmente há cerca de R$ 11 bilhões em parcelas atrasadas, o governo federal cria estratégias para auxiliar no pagamento do FIES. Programa é gerido pelo Ministério da Educação e possibilita que pessoas de classes sociais mais baixas conquistem o diploma de graduação.
O orçamento destinado ao Fundo de Financiamento Estudantil é proveniente, 30% da das loterias federais, além dos prêmios que os apostadores não foram retirar.
Nova forma de pagar o FIES?
Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode mudar a forma como o pagamento do financiamento é feito após a conclusão do curso.
O texto foi elaborado pelo Gabinete Compartilhado do Congresso, composto pelas deputadas Tabata Amaral; Camila Jara; os deputados Amom Mandel, Duarte Junior, Pedro Campos; e pelo senador Alessandro Vieira.
A proposta já foi apresentada ao ministro da Educação, Camilo Santana e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Pela atual lei o estudante deve pagar o financiamento assim que conclui o curso; com a PEC o usuário do FIES iniciará o pagamento apenas após conseguir um emprego registrado.
O novo texto tem a intenção de diminuir a inadimplência do programa que atualmente supera os 50%, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Conheça o FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado em julho de 2001.
Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições particulares que aderem ao programa.
Desde 2018 é possível conseguir taxa zero de juros e uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do participante.
O pagamento do valore referente à mensalidade é feito apenas após a formatura e respeita o limite de renda de cada participante.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.