Depois de sucessivos cortes de verbas, as universidades e institutos federais terão o orçamento recomposto. O valor inclui uma porcentagem que será investida em obras nas instituições públicas.
Como parte das ações de fortalecimento da educação, o Presidente Lula anunciou que um investimento bilionário nas universidades e institutos federais. O anúncio foi feito pelo presidente e pelo ministro da educação Camilo Santana. Para o presidente essas instituições são extremamente importantes para a sociedade, portanto, é necessário fazer mais investimentos nelas.
“Vamos ter que decidir que a sociedade nós queremos e em que momento vamos nos transformar num país rico em conhecimento, em alegria, em educação e também em coisas materiais que todo mundo quer ter. A universidade é para ajudar a resolver os problemas sociais. Precisamos contar com a contribuição das universidades para esse país ter um salto de qualidade”, afirmou o presidente.
No ano passado quase 20 universidades federais ficaram em situação preocupante por conta de sucessivos bloqueios de verbas, o anúncio dessa última quarta-feira, deve dar um gás a mais para as instituições.
Lula libera verbas para universidades e institutos federais
Segundo o presidente, as universidades e os institutos federais (IFs) brasileiros receberão R$ 2,44 bilhões extras para o fortalecimento da educação superior e do ensino profissional e tecnológico.
“A recomposição que estamos anunciando vai reverter a curva descendente do orçamento das universidades e institutos federais dos últimos anos. Já no primeiro ano da atual gestão essa tendência mudou, simbolizando a importância que nosso governo sempre deu à rede federal de ensino”, afirmou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência.
Desse valor, 70%, 1,7 bilhão, deve ser destinado diretamente ao orçamento das instituições; enquanto os outros 30%, R$ 730 milhões, serão usados para obras e outras ações necessárias, mas, que até então não eram cobertas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância desse fortalecimento no ensino superior público.
“Esse é o maior patrimônio que um país pode ter, é investir na educação para o seu povo. Esse é o momento de demonstrar que esse governo prioriza e irá priorizar a educação pública e de qualidade para o povo brasileiro”, afirmou o ministro.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.