Primeira parcela do 13º salário do INSS é ANTECIPADA gerando euforia entre os aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais responsáveis pelo pagamento de benefícios cedidos aos aposentados e pensionistas do país. Uma notícia agradou este público, que agora fica feliz ao saber que o 13º salário do INSS teve a sua parcela antecipada. Veja agora quando estará disponível.

ÚLTIMOS pagamentos do INSS são liberados nesta segunda-feira preocupando os aposentados
Primeira parcela do 13º salário do INSS é ANTECIPADA gerando euforia entre os aposentados (Imagem: FDR)

O INSS é essencial na vida dos aposentados brasileiros. Isto porque ele garante ao cidadão o direito da aposentadoria. Isso, claro, nas situações em que é permitido a concessão de aposentadoria, tendo em vista que a grande maioria das pessoas consegue o benefício após anos de contribuição mensal.

Para aquelas pessoas que trabalham em regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada, são descontados 8%, mensalmente, do seu salário. Isto porque parte da sua remuneração vai para esta contribuição, que futuramente vai lhe gerar um pagamento mensal, também conhecido como aposentadoria.

Desta forma, aqueles que possuem a carteira de trabalho vinculada à uma empresa tem acesso à benefícios como o seguro-desemprego, férias remuneradas e o próprio Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É importante manter o seu cadastro atualizado para eventuais problemas.

GOVERNO NÃO VAI PAGAR APOSENTADOS EM MAIO APÓS DINHEIRO SER USADO PARA OUTROS BENEFÍCIOS

Mas e o 13º salário do INSS, será antecipado?

Assim como foi feito no ano passado, os aposentados e pensionistas do INSS poderão ficar contentes com esta informação, pois o 13º salário do INSS será, sim, antecipado. É essencial que as pessoas que recebem o benefício fiquem atentas às datas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal. 

Para as pessoas que recebem até um salário mínimo como benefício terá a sua primeira parcela do 13º salário paga em agosto deste ano, com a segunda parcela sendo paga em novembro.

Já para as pessoas que recebem mais de um salário mínimo como parte do benefício, o pagamento da primeira parcela será realizado em setembro e a segunda parcela em dezembro.

Dúvidas sobre a antecipação do 13º salário

O governo federal ainda estava com uma pulga atrás da orelha para anunciar se haveria, ou não, a antecipação do 13º do INSS. Isto porque após muitos gastos em reajustes salariais envolvendo servidores públicos e o salário mínimo, além da ampliação do Bolsa Família, não tinham certeza se seria possível realizar.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile