A isenção da taxa do ENEM 2023 é a oportunidade de os estudantes que não teriam condições de pagar o valor, participem do exame. As provas serão aplicadas apenas de forma impressa nesse ano. Veja como fazer a solicitação.
Os participantes do ENEM 2023 farão as provas apenas impressa nessa edição, isso porque o MEC decidiu abandonar a versão digital do exame. Os altos custos e a baixa adesão motivaram a decisão. A primeira etapa é a de solicitação de isenção, que por sinal já está aberta.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro.
Como pedir a isenção da taxa do ENEM 2023
Os estudantes interessados em ter a isenção devem acessar a Página do Participante; lá você vai encontrar duas opções: Página do Participante – Entrar com gov.br ou Justificativa de ausência/isenção.
A justificativa de ausência é voltada a quem teve a isenção concedida no 2022 e não compareceu em um ou nos dois dias de prova. Ao clicar em “Justificativa de ausência/isenção” você terá que resolver o desafio primeiro.
Após isso deve inserir o seu CPF e data de nascimento; então, poderá fazer o pedido ou justificar a ausência anterior.
Quem tem direito a isenção no ENEM?
Para ser contemplado com a isenção é necessário atender a uma das seguintes condições:
- Está cursando a última série do ensino médio, em 2023, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
- Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
- Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, comprovada por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e tem renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Os pedidos de isenção poderão ser feitos até o dia 28 de abril e o resultado deve ser divulgado no dia 05 de maio.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.