ENEM libera pedidos para isenção na taxa de inscrição. Saiba como solicitar

Estudantes interessados em conseguir a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 já podem fazer os pedidos. Têm direito a esse benefício aqueles que atendem aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

ENEM libera pedidos para isenção na taxa de inscrição. Saiba como solicitar
ENEM libera pedidos para isenção na taxa de inscrição. Saiba como solicitar (Imagem: FDR)

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2023 já está aberto para estudantes de todo o país. Quem for contemplado ainda terá que fazer a inscrição no exame para poder participar das provas que acontecerão em dois domingos de novembro.

Quem teve isenção em 2022 e não compareceu em um ou nos dois dias de prova terá que fazer a justificativa de ausência para solicitar uma nova isenção.

Quem tem direito a isenção no ENEM 2023?

Para ser contemplado com esse benefício é necessário atender a um dos seguintes requisitos:

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Como pedir a isenção da taxa do ENEM 2023?

Os candidatos que atenderem aos requisitos citados acima poderão fazer a solicitação e a justificativa de ausência através da Página do Participante. Serão aceitas as justificativas de ausência que se enquadrarem nas seguintes situações:  assalto/furto, acidente de trânsito, casamento/união estável e morte na família.

Todos os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 terão eu fazer a inscrição entre os dias 5 e 16 de junho, mesmo aqueles que tiverem a isenção concedida.

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro desse ano.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile