O Governo do Rio Grande do Sul (RS), anunciou um novo prazo de inscrições no auxílio emergencial. Houve uma prorrogação e, a partir de agora, a população local terá até o dia 25 de abril para se cadastrar no benefício. A princípio, os registros se encerrariam no dia 10 deste mês.
O auxílio emergencial gaúcho foi implementado no ano de 2021, durante a pandemia da Covid-19. O público alvo são as empresas e trabalhadores desempregados dos setores de alimentação, alojamento e eventos. Contudo, em situações específicas, o benefício também abrange mulheres chefes de família que vivem em situação de vulnerabilidade social.
As inscrições para o auxílio emergencial do Rio Grande do Sul tiveram início no dia 10 de março e vão até o dia 25 de abril. O benefício paga uma parcela única no valor de R$ 800 para Microempreendedores Individuais (MEI) e trabalhadores formais desempregados.
Como se inscrever no auxílio emergencial gaúcho?
As inscrições para o auxílio emergencial gaúcho são feitas pelo portal Gov.br. Basta seguir este passo a passo:
- Primeiro, acesse o portal Auxílio Emergencial Gaúcho;
- Em seguida, escolha qual grupo dentre os disponíveis você pertence, e clique em “Mais informações”;
- Agora, selecione a opção “Formulário de Cadastro”. Ela estará disponível abaixo da informação sobre o período de cadastramento;
- Realize o login com a conta Gov.br;
- Nesta etapa, deve-se assinalar as declarações e preencher as informações solicitadas;
- Por fim, após preencher o formulário, verifique na tela uma mensagem de confirmação de envio com sucesso. Com isso, o usuário irá receber em seu e-mail informado o número do protocolo.
Lembrando que as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25. Posteriormente, o cidadão consegue verificar a lista de trabalhadores contemplados até o dia 20 de maio.
Como os valores do auxílio emergencial são liberados?
A cota única do auxílio emergencial gaúcho é paga por meio de transferência para uma conta-corrente do Banrisul. O benefício pode ser transferido via Pix, desde que a conta bancária esteja vinculada ao CPF do benefício ou de ordens de pagamento.
Os depósitos estão previstos para começarem no dia 20 de maio, mesma data em que será liberada a lista de beneficiários aprovados. É importante destacar que, a conclusão de pagamentos referente ao primeiro semestre será estendida, segundo informações do Governo do Rio Grande do Sul.