Nova rodada do PIS/PASEP foi confirmada: Veja quem vai receber o abono salarial em abril

Se você já foi empregado em regime CLT ou carteira assinada, é provável que já tenha ouvido falar do PIS/PASEP. Essa iniciativa funciona como uma central de distribuição de renda para aqueles que contribuíram durante seu tempo de trabalho. Embora sejam dois programas diferentes, ambos têm o objetivo de ajudar os trabalhadores que contribuíram.

Nova rodada do PIS/PASEP foi confirmada: Veja quem vai receber o abono salarial em abril (Imagem: FDR)

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado para os contribuintes do setor privado, ou seja, aqueles que trabalharam em empresas e negócios. Nesse caso, o PIS é a base para o pagamento de direitos como seguro-desemprego e abono salarial e é gerido pela Caixa Econômica Federal.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), como o nome indica, é destinado aos servidores públicos. A função e ideais são basicamente os mesmos, com a diferença de que os beneficiários são os servidores públicos e o mediador é o Banco do Brasil.

Como receber o PIS/PASEP?

O trabalhador precisa ter cadastro no PIS/PASEP há, no mínimo, 5 anos. Caso não tenha se registrado no programa por cinco anos, não poderá fazer o saque. Para aqueles que trabalharam no setor privado, é preciso ter exercido a função, para pessoa jurídica, por pelo menos 30 dias no ano do saque escolhido. Esses 30 dias não precisam ser consecutivos. No ano do saque em questão, é necessário que o trabalhador tenha mantido um salário regular mensal de até dois salários mínimos.

Se você atende a esses requisitos, é importante ficar atento às datas de pagamento e saque do PIS/PASEP. Para verificar a data do seu saque, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, dependendo do programa que você está cadastrado.

Lembre-se de que o PIS/PASEP é uma iniciativa importante para ajudar os trabalhadores brasileiros a ter acesso a direitos e benefícios que são essenciais para garantir uma vida digna. Portanto, se você tem direito a receber os pagamentos, não deixe de conferir as datas de pagamento e saque e garanta o seu benefício.

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.