Em época de declaração do imposto de renda, dúvidas sobre como declarar o aluguel podem acabar levando o contribuinte à malha fina. Quem está obrigado a declarar o IR em 2023 precisa informar à Receita Federal os gastos ou receitas com aluguel de imóveis. Aprenda como fazer isso aqui abaixo.
Se você morou de aluguel em 2022, o valor total dos aluguéis pagos deve ser informado na ficha “Pagamentos Efetuados” com o código “70 – Aluguéis de Imóveis” do programa de declaração do Imposto de Renda. Nesse campo, o contribuinte deve informar apenas o nome e o CPF ou CNPJ do locador.
Se você é o responsável pelo pagamento do IPTU ou da taxa de condomínio do imóvel alugado, pode deduzir essas despesas do valor do aluguel recebido, diminuindo o imposto a pagar.
É preciso preencher o valor pago de aluguel e as despesas relacionadas ao aluguel, como o IPTU, condomínio, taxas de administração, manutenção e reforma do imóvel, se houver. Após informar os valores, o programa calculará automaticamente o valor total dos gastos dedutíveis com aluguel.
Quem deve declarar
Só quem assinou o contrato como inquilino deve declarar o pagamento do aluguel, mesmo que também more outras pessoas. Se todos estiverem incluídos no contrato, informe a sua parte do pagamento. Assim, você evita problemas se for verificado que você não tem renda suficiente para arcar com o valor integral.
Apesar de não ser sempre obrigatório, é importante declarar os pagamentos efetuados. Se não houver a declaração desse pagamento, corre o risco de ter que pagar uma multa de até 20% sobre o valor omitido, a depender da situação.
Valores diferentes declarados
É importante que locador e locatário estejam alinhados com os valores de aluguéis pagos e recebidos ao longo de 2022. A apresentação de informações diferentes por uma das partes resultará em pendências e possivelmente incluirá os contribuintes em malha fina para averiguação.