No mês de abril a Caixa Econômica e o Banco do Brasil farão juntos o terceiro pagamento do PIS/PASEP. O cronograma que começou em fevereiro vai até julho desse ano, com possibilidade de saque até 28 de dezembro. Para saber se é um dos mais de 25 milhões de brasileiros contemplados, basta consultar de forma online.
O PIS/PASEP de 2023 será pago para aqueles que atuaram por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, ano-base. Nesse mesmo ano é preciso ter ganho até dois salários mínimos por mês. Outra exigência para receber o abono salarial é ter emitido o número do PIS/PASEP, expedido com a carteira de trabalho, há pelo menos cinco anos.
Essas pessoas são beneficiadas depois que o empregador envia seus dados por meio do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ao governo brasileiro. Feito isso, todos os anos novos grupos são contemplados com o abono. Inicialmente, a previsão era de que 22,9 milhões de pessoas fossem contempladas nesse ano, mas o número subiu.
Tudo porque, a Dataprev descobriu que mais 2,7 milhões de trabalhadores que tem direito ao benefício não foram inclusos na lista regular do PIS/PASEP. Agora essas pessoas ganham a oportunidade de receber o benefício. Quem está em dúvida se faz parte desse lote extra já pode fazer a consulta online.
Como fazer a consulta do PIS/PASEP
Desde o início do calendário de pagamentos, em fevereiro, a consulta do PIS/PASEP já está disponível. No dia 10 de abril os sistemas também foram atualizados com os dados dos 2,7 milhões de trabalhadores que ainda não reconheceram o benefício. O processo de verificação é feito de forma online, usando o App Carteira de Trabalho Digital.
- Baixe o App Carteira de Trabalho Digital e faça login;
- Selecione “Benefícios” e em seguida “Abono salarial”;
- Por fim, selecione o ano-base a ser considerado.
O aplicativo vai informar se o cidadão tem direito ao benefício, qual valor será recebido e quando pode fazer o saque.
Como fazer o saque do PIS/PASEP
O saque do PIS/PASEP acontece em dois bancos diferentes, usando os canais disponibilizados por cada um deles.
PIS
O PIS (Programa de Integração Social) é dedicado aos funcionários do setor privado, por meio da Caixa Econômica Federal. Podendo ser recebido em:
- Agências da Caixa Econômica;
- Casas lotéricas;
- App Caixa Tem;
- Internet banking do banco.
PASEP
Enquanto isso, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) será pago aos servidores públicos usando os canais do Banco do Brasil.
- Agências do Banco do Brasil;
- Agências dos Correios;
- Internet banking para correntistas.