PIS/PASEP: veja o passo a passo de consulta e como retirar a quantia

No mês de abril a Caixa Econômica e o Banco do Brasil farão juntos o terceiro pagamento do PIS/PASEP. O cronograma que começou em fevereiro vai até julho desse ano, com possibilidade de saque até 28 de dezembro. Para saber se é um dos mais de 25 milhões de brasileiros contemplados, basta consultar de forma online.

PIS/PASEP: veja o passo a passo de consulta e como retirar a quantia
PIS/PASEP: veja o passo a passo de consulta e como retirar a quantia (Imagem: FDR)

O PIS/PASEP de 2023 será pago para aqueles que atuaram por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, ano-base. Nesse mesmo ano é preciso ter ganho até dois salários mínimos por mês. Outra exigência para receber o abono salarial é ter emitido o número do PIS/PASEP, expedido com a carteira de trabalho, há pelo menos cinco anos.

Essas pessoas são beneficiadas depois que o empregador envia seus dados por meio do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ao governo brasileiro. Feito isso, todos os anos novos grupos são contemplados com o abono. Inicialmente, a previsão era de que 22,9 milhões de pessoas fossem contempladas nesse ano, mas o número subiu.

Tudo porque, a Dataprev descobriu que mais 2,7 milhões de trabalhadores que tem direito ao benefício não foram inclusos na lista regular do PIS/PASEP. Agora essas pessoas ganham a oportunidade de receber o benefício. Quem está em dúvida se faz parte desse lote extra já pode fazer a consulta online.

Como fazer a consulta do PIS/PASEP

Desde o início do calendário de pagamentos, em fevereiro, a consulta do PIS/PASEP já está disponível. No dia 10 de abril os sistemas também foram atualizados com os dados dos 2,7 milhões de trabalhadores que ainda não reconheceram o benefício. O processo de verificação é feito de forma online, usando o App Carteira de Trabalho Digital. 

O aplicativo vai informar se o cidadão tem direito ao benefício, qual valor será recebido e quando pode fazer o saque.

Como fazer o saque do PIS/PASEP

O saque do PIS/PASEP acontece em dois bancos diferentes, usando os canais disponibilizados por cada um deles.

PIS

O PIS (Programa de Integração Social) é dedicado aos funcionários do setor privado, por meio da Caixa Econômica Federal. Podendo ser recebido em:

PASEP

Enquanto isso, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) será pago aos servidores públicos usando os canais do Banco do Brasil.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile