Como justificar ausência no ENCCEJA 2022?

Interessados em participar da edição desse ano têm apenas essa semana para fazer a justificativa de ausência no ENCCEJA 2022. Participação no exame é gratuita, exceto para quem faltou e não justificou ou não teve o pedido aceito. Entenda melhor como fazer esse procedimento.

Como justificar ausência no ENCCEJA 2022?
Como justificar ausência no ENCCEJA 2022? (Imagem: FDR)

Quem estava inscrito no ENCCEJA 2022 e não compareceu nos dias de prova terá que fazer a justificativa de ausência. O exame serve para conceder o certificado de conclusão da educação básica, tanto do ensino fundamental quanto do médio, para quem não concluiu essas etapas na idade certa.

A justificativa de ausência possibilita que a pessoa participe dessa edição do exame gratuitamente, caso contrário, será cobrada uma taxa de R$ 40. Lembrando que o pagamento da taxa é feito apenas por quem não justificou, a participação no ENCCEJA é gratuita.

Como justificar ausência no ENCCEJA 2022?

Veja abaixo um passo a passo para você justificar ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2022:

  1. Acesse o Sistema Encceja e clique no link “Justificativa de Ausência”;
  2. Após clicar no link, preencha os campos em branco;
  3. Depois da conferência dos dados pessoais, selecione o motivo da ausência no Encceja 2022, a partir das opções apresentadas;
  4. Anexe o documento indicado para comprovar a justificativa (o arquivo deve ter tamanho máximo de 2 MB e estar no formato PDF, PNG ou JPG). Após anexar, pode enviar o arquivo.
  5. Insira informações de contato e clique em “Próximo”.
  6. Por fim, confira as informações do resumo da justificativa e clique em “Confirmar”.

Cronograma do ENCCEJA 2023

Além de justificar, ainda será necessário fazer a inscrição no exame dentro do prazo; confira abaixo o cronograma no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2023:

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile