Desde o último dia 27 o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libera os pagamentos referentes ao mês de março. Os depósitos direcionados aos aposentados e pensionistas foram concluídos nesta segunda-feira, 10. Os segurados já estão preocupados acerca das mudanças na remuneração.
Neste mês de março, o calendário de pagamentos do INSS beneficiou um total aproximado de 24 milhões de segurados. O contingente tem acesso a valores equivalentes a um salário mínimo, grupo que já foi contemplado logo na primeira rodada de depósitos.
No entanto, é preciso entender que os valores pagos pelo INSS se baseiam em dois fatores, no salário mínimo, que compõem o primeiro calendário de pagamentos, e no teto da autarquia, que consolida o segundo cronograma de depósitos. Essa divisão foi feita para organizar e otimizar a distribuição dos valores.
Com o novo reajuste do salário mínimo em 2023, os segurados que recebem benefícios no valor equivalente ao piso nacional terão acesso à quantia de R$ 1.320 a partir do dia 1º de maio. Por outro lado, o teto do INSS foi ajustado em 5,93%, concedendo a esse grupo de segurados o correspondente a até seis salários mínimos, que é R$ 7.507,49.
Logo os segurados da autarquia não precisam se preocupar com reajustes negativos no salário previdenciário, pois tendo em vista que o valor do benefício segue reajuste do piso nacional, consequentemente receberão valores a mais.
A Previdência Social atende cerca de 36 milhões de segurados que recebem recursos variados entre aposentadorias, pensões, auxílios temporários ou permanentes e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O segurado toma conhecimento sobre o valor do benefício no exato momento em que recebe a carta do INSS informando sobre o deferimento do pedido. Além de informações essenciais sobre a aceitação ou negativa da proposta salarial, o beneficiário recebe todas as instruções referentes ao saque, incluindo o cartão magnético para resgate mensal do benefício.
Calendário de pagamentos do INSS em abril
Para quem recebe um salário mínimo
- Benefício final 1 – 24 de abril;
- Benefício final 2 – 25 de abril;
- Benefício final 3 – 26 de abril;
- Benefício final 4 – 27 de abril;
- Benefício final 5 – 28 de abril;
- Benefício final 6 – 02 de maio;
- Benefício final 7 – 03 de maio;
- Benefício final 8 – 04 de maio;
- Benefício final 9 – 05 de maio;
- Benefício final 0 – 06 de maio.
Para quem recebe até o teto do INSS
- Benefício final 1 e 6 – 02 de maio;
- Benefício final 2 e 7 – 03 de maio;
- Benefício final 3 e 8 – 04 de maio;
- Benefício final 4 e 9 – 05 de maio;
- Benefício final 5 e 0 – 08 de maio.