INSS faz novo pagamento nesta quarta-feira; acompanhe o calendário e valores

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem um papel fundamental na vida dos trabalhadores que possuem a sua carteira de trabalho assinada e contribuem mensalmente para a instituição. Contribuindo, os cidadãos conseguem obter o direito a ter a sua aposentadoria garantida. Confira o calendário de pagamentos.

MEI que desejar solicitar aposentadoria pelo INSS deve seguir esses critérios
INSS faz novo pagamento nesta quarta-feira; acompanhe o calendário e valores (Imagem: FDR)

Os aposentados e pensionistas do INSS, de forma mensal, recebem um valor referente ao salário mínimo em vigor. Desta forma, a contribuição feita ao longo da vida é compensada com uma garantia mensal de renda. Para aqueles que trabalhavam com a carteira de trabalho assinada, a contribuição era mais fácil.

Isto porque o empregador precisa descontar 8% do salário para destinar ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ou seja, mesmo não sendo de forma espontânea, o cidadão já garante uma “poupança” para que, caso seja demitido sem justa causa possa sacar parte da renda que foi aplicada no Fundo.

Atualmente, mais de 37 milhões de brasileiros fazem parte do grupo de pessoas que recebem algum tipo de benefício via Previdência Social. Desses, a grande parte é representada por aposentados e pensionistas, mas também existe uma demanda extensa de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quando eu posso receber o pagamento do INSS?

Para aqueles que estão preocupados com as datas de pagamento, fiquem tranquilos pois vamos te passar quando você poderá ter acesso ao valor pago pelo INSS. É importante lembrar que, para verificar a data de recebimento, é necessário ter acesso ao número do seu cartão de benefício.

Nele, você vai analisar o número do seu cartão e localizar o penúltimo dígito. A partir disto, você poderá localizar a data de recebimento e aguardar pacientemente enquanto ela não chega. Porém, os pagamentos do mês de abril já estão chegando, então procure ficar atento e anotar a data em seu calendário.

Vale ressaltar que o saque do INSS pode ser feito em unidades financeiras que representam a Caixa Econômica Federal. Além destes locais, ainda é possível consultar a sua instituição bancária para checar a disponibilidade do saque via aplicativo de bancos.

Calendário de pagamentos

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile