É possível obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENEM?

Inicialmente o ENEM foi elaborado para avaliar a educação básica, mas, aos poucos, foi sendo remodelado. Atualmente ele é a principal porta de entrada no ensino superior no país, ofertando a possibilidade de ingressar em cursos particulares e públicos.

É possível obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENEM?
É possível obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENEM? (Imagem: FDR)

Com uma aplicação atual, o ENEM se tornou uma das provas mais aguardadas pelos estudantes de todo o país. As provas desse ano acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro e as inscrições poderão ser feitas em junho. No Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 os participantes farão apenas a prova impressa.

Isso porque o MEC decidiu suspender a aplicação da versão digital do exame após a baixa adesão e o alto investimento, inclusive, não há previsão de que essa modalidade volte a ser utilizada.

É possível obter o certificado de conclusão do ensino médio através do ENEM?

A resposta é não, com as reformulações do exame, desde 2017 os estudantes não conseguem mais o certificado de conclusão da educação básica ao participar do ENEM.

No entanto, existem outras formas de se conquistar esse certificado, como o ENCCEJA 2023, que por sinal está com o período de justificativa de ausência aberto.

Participando do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) você tem a oportunidade de obter o certificado de conclusão do ensino fundamental, caso tenha mais de 15 anos; ou do ensino médio, caso tenha mais de 18.

Outra opção é a Educação de Jovens e Adultos, o famoso EJA, nele você tem a oportunidade de obter o certificado do ensino fundamental em no máximo dois anos; e do ensino médio em no máximo 18 meses.

Por outro lado, os certificados obtidos através do ENCCEJA e do EJA podem ser utilizados como comprovação de conclusão do ensino médio no ENEM.

Afinal, para concorrer as vagas com uso da nota do exame é necessário ter concluído o ensino médio.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile