Qual cartão de crédito vale mais apena? Listamos 5 dicas para facilitar sua escolha

Pontos-chave
  • Confira dicas especias para escolher o seu cartão
  • Benefícios precisam fazer sentido para você
  • Score é importante na liberação do cartão

Escolher um novo cartão de crédito não é tarefa fácil. Volta e meia surge uma nova opção que oferece alguma vantagem imperdível, programa de pontos, cashback, entre outras coisas. Para te ajudar a escolher a melhor opção para você, preparamos algumas dicas especiais. Confira.

Qual cartão de crédito vale mais apena? Listamos 5 dicas para facilitar sua escolha (FDR)

Dicas para escolher o melhor cartão de crédito 

Saiba o como está seu momento financeiro 

O cartão de crédito, quando bem usado, pode ser uma excelente ferramenta em nosso dia a dia. Benefícios como cashback e descontos em empresas parceiras são excelentes vantagens. Mas é preciso ter muito cuidado para não gastar acima do que pode e se perder nas finanças.

Para não passar por esta situação, sempre tente ter uma reserva em dinheiro equivalente ao valor médio que pretende gastar em sua fatura. Atrasar o pagamento da fatura nunca é um bom negócio, pois os juros são bem altos.

Sobre benefícios, é importante escolher o cartão que oferece as vantagens que você mais irá usar, como desconto em postos de gasolina, caso você use muito o carro, milhas aéreas, se você gosta de viajar, entre outras coisas.

Seja um consumidor de confiança 

Antes de liberar um cartão de crédito, a empresa confere seu score de crédito, para saber como anda sua vida financeira. O mercado considera como um bom cliente quem têm um score de crédito acima de 700 pontos. Caso sua pontuação seja mais baixa que essa, será mais difícil conseguir um cartão com um limite bom o bastante para garantir boas recompensas.

Mas ainda assim é possível conquistar um limite mais baixo em cartões mais básicos, que muitas vezes não cobram anuidade. Este é o momento de mostrar que você é um bom pagador, mantendo as faturas sempre em dia.

Ao mostrar esta disciplina, o banco vai perceber que você é confiável e vai passar a liberar mais limite e mais benefícios.

Confira se os benefícios são realmente vantajosos para você

As recompensas oferecidas pelos cartões geralmente custam algo. Um exemplo são os cartões que mais convertem gastos em milhas aéreas. Eles são os que possuem anuidades mais elevadas, que podem chegar a até R$ 10 mil por ano.

O que define se esta tarifa vale ou não a pena são as recompensas. Você precisa realmente aproveitá-las para valer a pena pagar por elas.

Caso não queira pagar anuidades altas ou um limite de compras mínima elevado, dê preferência para  os cartões de crédito mais básicos.

Sempre que possível faça compras na função crédito, pois isso ajuda a ganhar mais pontos. Mas para esta dica vale uma ressalva: tenha cuidado para não acabar se enrolando com as finanças só pata obter pontos no cartão. Isso fará o benefício se tornar uma dor de cabeça.

Verifique se as vantagens valem a pena em seu caso 

Quem já está acostumado em aproveitar o máximo dos cartões sempre faz simulações para conferir se vantagens como acúmulo de pontos, milhas, entre outras coisas, valem a pena. Sempre verifique para saber se os benefícios continuam fazendo sentido para você.

Sempre esteja antenado para saber de promoções de transferências de pontos para as empresas aéreas, que podem oferecer bônus de até 100%. Com isso, é possível dobrar seus pontos ao convertê-los em milhas.

Os pontos podem ser trocados por produtos ou serviços e até mesmo para pagar contas, como a própria fatura do cartão, entre outras. Quem deseja trocar os pontos por milhas aéreas deve ter também cadastro em programas de fidelidade oferecidos pelas empresas aéreas.

5 CARTÕES DE CRÉDITO SEM ANUIDADE E COM PROGRAMAS DE PONTOS

Qual melhor cartão para mim?

De forma geral, como você pode perceber acima, o melhor cartão é sempre o que se encaixa melhor em suas necessidades. Não adianta muito você ter um cartão que oferece milhas aéreas se você viaja pouco por ano, por exemplo. Desta forma, escolha o cartão que você poderá usufruir do máximo q ele oferta.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile