Termina hoje 31, o Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas, criado para que consumidores brasileiros possam renegociar suas dívidas com bancos. A ação foi promovida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em parceria com o Banco Central, Procon e Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). Confira como fazer para renegociar.
O objetivo deste mutirão é o de promover educação financeira, reinserção do consumidor no mercado através da renegociação de deus débitos e a volta do acesso ao crédito para o público inadimplente.
Como participar do mutirão de renegociação de dívidas
- Contate o seu banco ou financeira através dos canais oficiais da instituição
- Informe qual é a dívida que deseja pagar e questione para descobrir as condições oferecidas.
- Caso aceite a proposta oferecida, peça para assinar o acordo de negociação.
- Se a proposta não te agradar, faça contrapostas para chegar a um acordo que caiba em seu orçamento.
Além de renegociar dívidas, o outro objetivo da campanha é do conscientizar os consumidores sobre o superendividamento.
Segundo a Febraban, entre os anos de 2020 e 2022, já foram renegociados mais de 22 milhões de contratos, superando R$1,1 trilhão de saldo negociado.
Como saber se tenho dividas em aberto
É possível consultar empréstimos e financiamentos que estejam em seu nome através da plataforma Registrado. Também é possível verificar dados financeiras, como contas com bancos e financeiras, investimentos e chaves PIX.
Condições de renegociação oferecida por alguns bancos
Itaú
O banco está ofertando taxas a partir de 0,5% ao mês, prazo de pagamento da primeira parcela para até 60 dias, e dará ainda descontos e possibilidade de parcelamento.
Caixa
A instituição preparou condições especiais para clientes renegociarem suas dívidas com desconto à vista, mas também é possível parcelar o débito em até 96 meses, de acordo com a situação de cada contrato.
Santander
No caso de pessoas físicas, serão oferecidos descontos para pagamentos com ou sem entrada, taxas flexíveis (não divulgadas) e descontos de até 90%. Será ofertado parcelamento em até 120 vezes.
As condições para a renegociação dependerão do perfil de cada cliente, mas haverá condições especiais a quem optar pelo mutirão.