Ministério da Educação libera o cronograma do Enem 2023 com importantes alterações

A largada para a aplicação do ENEM 2023 deve ser dada já no próximo mês de abril com os pedidos de isenção. Exame será aplicado no final desse ano em cidades de todo o país e para participar é necessário ter concluído o ensino médio. Veja o cronograma dessa edição.

Ministério da Educação libera o cronograma do Enem 2023 com importantes alterações
Ministério da Educação libera o cronograma do Enem 2023 com importantes alterações (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação já divulgou o cronograma do ENEM 2023, o que possibilita que os estudantes se preparem para as provas. Em todo o país nessa edição será aplicada apenas a prova impressa, pois, o MEC anunciou recentemente a suspensão da versão digital sem previsão de volta.

Uma das razões do abandono da prova digital é o alto gasto necessário para aplicá-la, além disso, essa versão acabou atraindo menos participantes do que o esperado em todas as suas aplicações.

Cronograma do ENEM 2023

Se você estava se programando pelo cronograma anunciado no início desse ano, é bom rever as datas, porque o Ministério da Educação alterou o período de inscrições no ENEM 2023; as demais datas seguem mantidas, confira:

Vale lembrar que os participantes que tiveram a isenção concedida no ano passado e não compareceram devem realizar a justificativa de ausência durante o período de solicitação de isenção.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Quem não puder participar da prova devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, poderá solicitar a reaplicação da prova. Para esses estudantes o exame segue as datas abaixo:

A reaplicação também atende aos participantes do ENEM PPL, sendo que para eles a inscrição é feita pelo responsável pedagógico escolhido pela unidade.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile