O período de solicitação da isenção da taxa do ENEM 2023 será aberto no próximo mês de abril. Benefício é concedido para possibilitar que estudantes que não têm condições de pagar o valor participem do exame e tenham a oportunidade de ingressar no ensino superior.
O Ministério da Educação divulgou o edital de abertura do período de solicitação de isenção da taxa do ENEM 2023. Antes disso o MEC (Ministério da Educação) havia mudado o prazo de inscrição no exame do mês de maio para junho. As provas seguem mantidas para os dias 5 e 12 de novembro desse ano.
Com a participação gratuita um número maior de estudantes pode participar do Exame Nacional do Ensino Médio e conquistar a tão sonhada vaga em cursos de graduação, públicos ou particulares.
Quem tem direito à isenção no ENEM 2023?
Têm direito a esse benefício aquelas pessoas que:
- Esteja cursando a última série do ensino médio em 2023 em escola da rede pública;
- Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública;
- Estudou como bolsista integral na rede particular e que tem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa;
- Quem se declara em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possui inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para quem teve a isenção em 2022 e não compareceu em um ou nos dois dias de prova, é necessário fazer a justificativa de ausência.
Para isso o candidato deve anexar documento que o motivo da ausência. O INEP informou que não serão aceitos documentos emitidos pelo próprio candidato, pelos país ou responsáveis.
Os pedidos poderão ser feitos entre 17 e 28 de abril através da Página do Participante. Vale lembrar também que os participantes isentos ainda devem realizar a inscrição no período de 5 a 16 de junho.
O resultado preliminar da justificativa de ausência e da solicitação de isenção será divulgado no dia 8 de maio.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.