INSS retoma o pagamento de pensões e aposentadorias com valores reajustados

Começa nesta segunda-feira, 27, o calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente a março. A atual folha de pagamento percorre os últimos dias úteis deste mês, sendo concluída no dia 10 de abril. 

INSS retoma o pagamento de pensões e aposentadorias com valores reajustados
INSS retoma o pagamento de pensões e aposentadorias com valores reajustados. (Imagem: FDR)

No calendário de pagamentos do mês de março, o INSS libera benefícios para cerca de 24 milhões de segurados. Este grupo recebe valores equivalentes a um salário mínimo, sendo contemplados na primeira rodada de depósitos. 

Antes de mais nada, é preciso entender que os valores pagos pelo INSS se baseiam em dois fatores, no salário mínimo, que compõem o primeiro calendário de pagamentos, e no teto da autarquia, que consolida o segundo cronograma de depósitos. Essa divisão foi feita para organizar e otimizar a distribuição dos valores. 

Com o reajuste do salário mínimo em 2023, os segurados que recebem benefícios no valor equivalente ao piso nacional terão acesso à quantia de R$ 1.302 mensalmente. Por outro lado, o teto do INSS foi ajustado em 5,93%, concedendo a esse grupo de segurados o correspondente a até seis salários mínimos, que é R$ 7.507,49. 

A Previdência Social atende cerca de 36 milhões de segurados que recebem recursos variados entre aposentadorias, pensões, auxílios temporários ou permanentes e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O segurado toma conhecimento sobre o valor do benefício no exato momento em que recebe a carta do INSS informando sobre o deferimento do pedido. Além de informações essenciais sobre a aceitação ou negativa da proposta salarial, o beneficiário recebe todas as instruções referentes ao saque, incluindo o cartão magnético para resgate mensal do benefício. 

Neste mês, a rodada de depósitos será um pouco mais longa do que o habitual. Normalmente, o calendário do INSS se encerra na primeira semana do mês seguinte. Entretanto, em abril existe uma exceção que vai atrasar um pouco mais o pagamento de algumas pessoas.

Por conta do feriado de Sexta-Feira Santa, que cai no dia 7 de abril, o INSS vai liberar o pagamento para quem tem benefício final 5 e 0 somente na segunda-feira, 10 de abril.

Meu INSS 2023: CADASTRO, CONSULTA ONLINE, EXTRATO E AGENDAMENTO DIGITAL DOS SERVIÇOS

Calendário de pagamentos do INSS de fevereiro

Quem recebe até um salário mínimo

Para quem recebe acima do salário mínimo

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile