Como declarar o Imposto de Renda em casa pelo celular (passo a passo)

A Receita Federal iniciou o prazo para a declaração do Imposto de Renda e os contribuintes têm até o dia 31 de maio para fazer o envio. A dúvida que surge é se é possível declarar os rendimentos usando apenas o celular e o FDR separou todos os passo que você precisa seguir para fazer tudo de forma certa.

Imposto de Renda: estas são as principais declarações avaliadas pela Receita Federal
Como declarar o Imposto de Renda em casa pelo celular (passo a passo) (Imagem: FDR)

Os usuários dos sistemas Android e iOS já podem baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda nas lojas virtuais. No entanto, é importante lembrar que é necessário atualizá-lo para a versão mais recente, referente ao ano de 2023. Através desse app, é possível solicitar a restituição por meio do PIX e fazer a declaração do tributo usando a modalidade pré-preenchida.

A opção de envio pré-preenchida utiliza os dados do documento enviado no exercício anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, tornando todo o processo mais rápido. Apesar disso, o contribuinte precisa revisar todas as informações e incluir qualquer dado que ainda esteja faltando antes de enviar a declaração para a Receita Federal.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda pelo celular

Para o envio dos seus dados fiscais através do smartphone, basta seguir esses passos:

  1. Abra o aplicativo “Meu Imposto de Renda” e clique em “Entrar com gov.br“. Insira seu CPF para fazer login.
  2. Insira sua senha e clique em “Entrar“. Na página seguinte, clique em “Autorizar” para permitir o uso de suas informações pessoais.
  3. Na lista de Declarações do IRPF, selecione “IRPF 2023“. Em seguida, escolha “Preencher declaração“.
  4. Selecione “Iniciar Pré-preenchida“. Depois, inicie a declaração clicando no campo “Identificação“.
  5. Na seção “Identificação“, clique nas opções “Sim” ou “Não” de acordo com sua situação. Em seguida, clique na seta para adicionar informações adicionais relacionadas à natureza de sua ocupação – diferentes opções serão exibidas, mas você também pode pesquisar tocando no ícone de lupa.
  6. Em “Ocupação principal“, repita o processo clicando na seta e selecionando uma opção da lista fornecida pela plataforma. Em seguida, preencha as informações do seu título eleitoral e do NIT/PIS/PASEP. Na próxima página, clique na segunda opção, localizada na parte superior da tela, para fornecer outras informações de contato relacionadas ao seu endereço.
  7. Voltando à página inicial, clique na seção “Familiares“. Se você tiver algum dependente, selecione um tipo de membro da família para adicionar, como filhos menores de 21 anos, cônjuge ou pais e avós.
  8. Adicione informações sobre o membro da família, como CPF e data de nascimento. Clique em “Salvar“, na parte inferior da tela, e retorne à página inicial da plataforma quando terminar os registros. Selecione a opção “Rendimentos“.
  9. Na seção “Rendimentos“, clique no ícone “+” para adicionar um novo registro – se a declaração pré-preenchida mostrar um rendimento que não corresponde à sua realidade, você também pode clicar no ícone de lixeira para excluí-lo. Na próxima tela, selecione o tipo de rendimento que deseja adicionar, como “Salário” ou “Poupança“.
  10. Ao escolher um tipo de rendimento, como “Salário”, preencha os detalhes necessários, como “CPF/CNPJ da fonte pagadora” e “13º salário”. Toque em “Salvar” e volte para a página inicial. Em seguida, selecione “Pagamentos”;
  11. Na seção “Pagamentos”, toque no ícone de “+” para adicionar um novo pagamento, ou selecione o ícone de lixeira para excluir um pagamento da declaração pré-preenchida. Escolha o tipo de pagamento que deseja adicionar, como “Hospitais e Clínicas” ou “Dentista”. Preencha as informações necessárias do pagamento, como o nome da instituição, CNPJ e valor pago, e toque em “Salvar”. Depois, selecione a opção “Bens e dívidas”;
  12. Na seção “Bens e Dívidas”, escolha o tipo de bem ou dívida que deseja declarar e preencha os detalhes necessários. Se for um apartamento, por exemplo, informe a área total, data de aquisição, valor, entre outras informações. Toque em “Salvar” ao finalizar o registro;
  13. Depois de preencher todas as seções, selecione a opção “Resumo” na página inicial para visualizar um gráfico com um resumo das informações de seus rendimentos e impostos. Para ver mais informações, toque nas bolinhas indicadas na parte inferior da tela;
  14. Para enviar sua declaração, selecione o menu sanduíche na página inicial e escolha a opção “Entregar”. Se você tem direito a restituição, escolha entre conta bancária ou Pix. Lembre-se de que, ao escolher Pix, sua chave será o CPF;
  15. Aceite os termos e condições e toque em “Entregar declaração”. Se algum documento estiver faltando, o botão não será disponibilizado. Nesse caso, toque no ícone de aviso no topo direito da tela para corrigir o erro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.