Suspensão do consignado do INSS: veja outras formas de solicitar empréstimo com juros baixo

Desde que o CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) decidiu limitar a taxa de juros do consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) à 1,70% ao mês, os bancos suspenderam esse produto. Essa ação foi vista por muitos como uma chantagem das instituições bancárias que não concordam com a decisão. Mas, acabou prejudicando aposentados e pensionistas. 

Suspensão do consignado do INSS: veja outras formas de solicitar empréstimo com juros baixo
Suspensão do consignado do INSS: veja outras formas de solicitar empréstimo com juros baixo (Imagem: FDR)

Após o posicionamento dos bancos em suspender o consignado do INSS, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Previdência Social, Carlos Lupi, se reuniram para buscar uma solução. Depois do encontro na noite de segunda-feira (20), foi decidido que a taxa de juros desse produto vai subir. Na próxima sexta-feira (24) os ministros se encontrarão com representantes dos bancos.

Após essa nova reunião, o teto de juros do consignado para aposentados e pensionistas será anunciado. A ideia é encontrar um “meio-termo”, um valor que seja viável para as instituições bancárias e que não aumente os custos para quem deseja contratar esse produto. Já foi apurado que esse valor deve ficar entre 1,9% e 2%.

Até que essa nova taxa de juros do empréstimo consignado do INSS seja finalmente determinada, com as mudanças que os bancos solicitaram, não é possível solicitar o produto para aposentados e pensionistas. Apenas servidores públicos poderão contratar essa modalidade de empréstimo.

Sem o consignado do INSS, qual empréstimo solicitar?

A taxa de juros oferecidas para o empréstimo consignado do INSS ainda é a mais vantajosa comparada aos demais tipos de crédito. Isso porque, nesse modelo o banco desconta o valor da prestação do salário previdenciário. Não é permitido liberar crédito consignado para auxílios temporários, porque ele acabar antes do contrato do empréstimo ter sido totalmente pago.

Para quem precisa do empréstimo para movimentar sua vida financeira, existem outras opções que podem ser interessantes. É importante dizer que enquanto o consignado libera dinheiro até mesmo para quem tem o CPF restrito, para os demais será necessário comprovar que tem um bom score.

As opções para solicitar o crédito financeiro são:

  • Crédito pessoal: pode ser solicitado diretamente no aplicativo do banco;
  • Crédito com garantia de bem material: solicitado em uma agência que tenha profissional que fará avaliação do bem a ser deixado como garantia;
  • Crédito para empresa: nesse caso todo o processo é feito em nome da empresa e não apenas do seu proprietário.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com