Nubank aprova empréstimo consignado para servidores públicos; veja as vantagens

Pontos-chave
  • Nubank passa a oferecer crédito consignado
  • Inicialmente a oferta é limitada aos servidores públicos
  • Entenda o empréstimo consignado

O Nubank decidiu disponibilizar a modalidade de empréstimo consignado para os servidores públicos. A decisão do banco surpreendeu pois diversas instituições paralisaram as contratações desta modalidade de crédito. Saiba aqui todas as novidades sobre o Consignado do Nubank.

Nubank aprova empréstimo consignado para servidores públicos; veja as vantagens (FDR)
Nubank aprova empréstimo consignado para servidores públicos; veja as vantagens (FDR)

Por enquanto, o empréstimo consignado do Nubank, batizado de NuConsignado será ofertado somente para uma parcela dos servidores públicos federais que já são clientes da fintech.

“Ao longo do semestre, pretendemos ampliar a oferta do NuConsignado gradualmente para a totalidade dos servidores públicos federais que já sejam clientes do Nubank, disse o banco digital em comunicado remetido à Folha.

Segundo o Nubank, a escolha deste público inicial que receberá acesso ao consignado foi aleatória e não foi revelado a quantidade de pessoas comtempladas.

Neste momento, segundo a fintech, a oferta do crédito consignado está passando por testes, que  vão ser ampliados. Nestes testes são verificadas, fora a contratação do crédito, pontos como navegabilidade, experiência de uso e integração de sistemas de terceiros, segundo o banco.

Ao ser perguntado pela Folha sobre as taxas de juros cobradas na modalidade, o Nubank não entrou em detalhes e disse somente que “irá praticar taxas variadas de acordo com o perfil do cliente e os resultados do período de teste”.

Ainda segundo a fintech, os clientes que já estão com o serviço disponível, podem fazer a contratação sem intermediários e diretamente pelo aplicativo.

Regras para contratar o consignado do Nubank

Para contratar o empréstimo consignado do Nu, é preciso se enquadrar nas seguintes regras:

  • Possuir uma conta do Nubank ativa por pelo menos 3 meses
  • Ter vínculo de trabalho profissional com uma unidade do Executivo Federal
  • Ser funcionário público federal com vínculo estável

Servidores públicos são todas as pessoas que possuem um vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de qualquer uma delas: União, estados, Distrito Federal, municípios e suas respectivas autarquias, fundações e empresas públicas, por exemplo.

Paralisação do consignado 

A fintech disse ainda que está acompanhando os debates sobre o consignado do INSS e que avalia alternativas. O Nubank afirmou que conquistou a autorização para operar a modalidade, porém que sua oferta é uma alternativa “que merece uma análise profunda e cautelosa para garantir que o Nubank siga oferecendo serviços inovadores e disjuntivos”, disse à Folha.

Esta entrada do Nubank no consignado aconteceu após bancos estatais e privados, como Banco do Brasil, Caixa, Itaú Unibanco e Pan paralisarem as contratações da modalidade para beneficiários do INSS.

A decisão destes bancos foi tomada após a redução no limite de juros do consignado pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPQ).

Empréstimo Consignado 

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas todos os meses diretamente do benefício previdenciário. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos também podem pedir o crédito. Nestes casos, o valor das parcelas é desconto da folha de pagamento.

Devido ao baixo risco de inadimplência, os juros cobrados na modalidade são reduzidos. Os aposentados e pensionistas são os que mais buscam este tipo de empréstimo. O valor máximo emprestado depende de quanto eles recebem por mês para que a renda não seja comprometida.

Uma das vantagens da modalidade é que como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, os juros são reduzidos e a facilidade de se conseguir o dinheiro é maior.

Mas, mesmo com essa maior facilidade de contratação, é preciso ter cuidado. Sempre se atente se a empresa que está oferecendo o crédito é idônea e também se o empréstimo não irá prejudicar sua renda mais do que o ideal.

Outro ponto de atenção é que este tipo de empréstimo não permite adiamentos ou suspensões. A renegociação também pode ser mais complicada.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.