Beneficiários do Bolsa Família questionam a concessão do pagamento através do CPF

O governo federal não anunciou oficialmente quantas pessoas ainda esperam na fila de espera do Bolsa Família. No entanto, esse número existe porque diariamente novas famílias se inscrevem no Cadastro Único com a esperança de que serão aceitas nesse programa. Para consultar se foram aprovados, o representante do grupo familiar pode verificar por meio do número do seu CPF.

Beneficiários do Bolsa Família questionam a concessão do pagamento através do CPF
Beneficiários do Bolsa Família questionam a concessão do pagamento através do CPF (Imagem: FDR)

Nesse ano o Bolsa Família passou uma mudança significativa, até o início desse mês de março o programa de transferência de renda do país ainda era chamado de Auxílio Brasil. Embora o governo federal não usasse esse nome, criado e intitulado pela equipe do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a mudança só aconteceu oficialmente nesse mês com uma Medida Provisória.

O governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que o número de famílias seriam mantidas próximas ao mesmo índice, de 21 milhões de contemplados. Nesse mês de março foram 1,5 milhões de famílias excluídas, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. São grupos que não cumprem mais com os critérios de renda.

Em contrapartida, pouco mais de 694 mil famílias passaram a receber o Bolsa Família nesse mês. São pessoas que cumpriam com os requisitos, mas que devido a falta de orçamento ainda não haviam sido inclusas no programa social. Nesse entra e saí é preciso que os grupos fiquem atentos para consultar se estão na lista de contemplados.

Como consultar se está no Bolsa Família usando o CPF

Tem direito de receber o Bolsa Família as famílias inscritas no Cadastro Único, cujo rendimento mensal não ultrapassa R$ 218 por pessoa. É preciso manter esses dados de cadastro sempre atualizados, a fim de garantir que está na fila de espera por programas sociais, além de ser contemplado por benefícios e bônus sociais.

Para conseguir acompanhar se está na lista de contemplados, ou se foi excluído do programa, o representante da família pode fazer a consulta remota usando o número do seu CPF dessa forma:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile