Banco do Brasil toma IMPORTANTE decisão interferindo na restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal já organizou o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023. Os pagamentos acontecerão em cinco lotes entre os meses de maio e setembro. Falando sobre restituição, o Banco do Brasil tomou uma importante decisão.

O BB resolveu reabrir o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) Antecipação IRPF, ou seja, a possibilidade de antecipar a restituição do IR, com taxas de juros que variam segundo o perfil de cada cliente, a partir de 2,50% ao mês. 

Os clientes da instituição podem antecipar até o valor total de sua restituição, com um limite de R$20 mil.

Os interessados precisam apenas indicar a conta corrente ou a chave PIX do BB, precisa ser CPF,  para crédito da restituição. Esta indicação é feita no momento em que o cliente está fazendo ou retificando a declaração do Imposto de Renda e é um pré-requisito para que a antecipação seja feita no banco.  A antecipação do IR pode ser solicitado até o dia 29 de setembro.  

“Ampliamos as alternativas de contratação sem necessidade de comparecimento à agência, proporcionando ainda mais comodidade a nossos clientes. Trata-se de uma linha bastante procurada. Em 2022, a linha atendeu mais de 165 mil clientes e, agora, em 2023, esperamos crescer pelo menos 10%”, disse através de nota ao Valor Investe, Ricardo Sehn, gerente executivo de Empréstimos e Financiamento do BB.

Vale a pena antecipar a restituição?

“Ao contratar a antecipação, você não está exatamente antecipando a restituição, mas tomando um empréstimo. Como o banco sabe que você vai receber a restituição no futuro, ele libera aquele valor antes, mas cobra juros. E se houver atraso no pagamento, haverá também a cobrança de multa”, disse ao Valor Investe Luciana Pantaroto, consultora financeira certificada pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).

Na visão da profissional, este tipo de empréstimo pode ser bom para pessoas que estão com dívidas mais caras, como por exemplo com o rotativo do cartão de crédito, cheque especial, entre outros. 

“O crédito da linha da restituição, que tem juros mais baixos, pode ajudar a quitar essas dívidas, mas a antecipação também chega a ser vantajosa em situações de emergência”, explicou Luciana ao Valor Investe.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile