Fim de aplicativo de transporte pega brasileiros de surpresa que questionam a decisão

Em meio a correria do dia a dia, os aplicativos de transporte se tornaram uma grande ajuda. Entre as empresas que prestam este tipo de serviço, uma delas tornou uma decisão importante que pegou a todos de surpresa.

Estamos falando da 99, que na última sexta, 17, anunciou o encerramento das atividades de seu aplicativo de delivery de alimentos, o 99 Food, no Brasil. O serviço ficará disponível até o próximo dia 17 de abril. Após esta data, a empresa irá finalizar a parceria com restaurantes no app.

“Como companhia, decidimos concentrar muitos dos nossos recursos no desenvolvimento de serviços de duas rodas, com a expansão de 99Moto e 99Entrega Moto em delivery. Por esse motivo, decidimos descontinuar o aplicativo 99Food a partir do dia 17 de abril de 2023″, disse a 99 através de nota remetida à CNN Brasil.

A startup controlada pela chinesa Didi Chuxing disse também que já avisou seus  parceiros sobre o fim das atividades, porém que espera que a logística construída com o aplicativo possa, no futuro, atender demandas individuais de delivery. A ideia seria atender somente com as entregas e não com a plataforma de serviço para os clientes.

Demissão em massa entre os trabalhadores por aplicativo

A 99 havia demitido mais de 100 funcionários no Brasil em setembro do ano passado, quando a empresa enfrentava uma crise mundial. No entanto naquele momento, a empresa disse que nenhum funcionário da divisão da 99 Food havia sido desligado.

O fim do serviço de delivery foi pelo mesmo caminho de outros serviços de entrega de comida no país que tentam ganhar espaço diante da forte concorrência do iFood e do Rappi, que respondem  pela maior fatia de mercado no setor. 

Foi o mesmo que aconteceu no ano passado, quando o Uber decidiu encerrar a operação do Uber Eats, serviço de entrega de comida similar, alegando um processo de reestruturação da empresa.

Ainda segundo a nota da 99, a dedicação aos clientes brasileiros e аs comunidades em que ela atua segue a mesma. “Nós temos soluções robustas de Mobilidade e Fintech que, combinadas, permitem que mais pessoas prosperem por meio da nossa plataforma diariamente”, disse a empresa.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.