Atendimento na perícia médica do INSS pode ser antecipada seguindo esses passos

Um dos empecilhos que vem causando enormes filas para a perícia médica do INSS é o aumento de solicitações e também o não comparecimento dos solicitantes. Entretanto, caso você esteja sendo prejudicado por essa situação, veja agora como agilizar o processo.

O Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) é um dos principais agentes sociais do país. Ele é gerido pelo governo federal e tem como função gerenciar as contribuições feitas por trabalhadores, formais e informais, e controlar o pagamento da aposentadoria aos assegurados.

Pois bem, um problema relatado recentemente pelo público foi a lentidão no atendimento referente ao exame de perícia médica, exigência do próprio INSS para que haja o pagamento integral das aposentadorias e também do Benefício de Prestação Continuada (BPC). São quase 1 milhão de pessoas na espera.

A diferença entre os dois benefícios citados é simples. A aposentadoria é direito daquelas pessoas que, ao longo de sua vida, fizeram contribuições ao INSS, seja em regime CLT ou MEI, de forma mensal. Quando há a carteira assinada, a contribuição é descontada diretamente na folha e é dever do empregador fazê-la.

Quando o trabalhador fornece o serviço de forma informal, ou seja, não tem obrigação de contribuir, ele também tem acesso ao benefício após o tempo necessário de contribuição. E o BPC, esse pode ser destinado para aqueles que nem sequer contribuíram ao INSS ao longo de sua vida.

Sim, é isso que você leu. Este benefício é cedido para os idosos a partir dos 65 anos, deficientes que estão impossibilitados de trabalhar e aqueles que consigam provar que não conseguem prover para a família; estes receberão um auxílio mensal com o valor referente ao salário mínimo em vigência. 

Como posso agilizar o agendamento do INSS?

Uma das formas que você pode solicitar o agendamento com mais rapidez é pelo aplicativo Meu INSS. Por vezes, as pessoas encontram dificuldades de agir pelo celular, mas pode surgir como a opção mais viável para agilizar o processo. Você pode baixar o aplicativo no seu celular, na Play Store ou na App Store.

Caso prefira, ainda existe a opção de ligação, o número é o 135. Nele, você entrará em contato diretamente com a Previdência Social. Por último, você pode acessar o site Meu INSS e fazer a solicitação pela web.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile