Globo pode perder uma de suas principais fonte de dinheiro

A Globo é a maior emissora do país e referência em diversas áreas como dramaturgia, jornalismo e esporte. No entanto, ela poderá perder uma grande fonte de renda justamente na área esportiva. Entenda o que está acontecendo.

Foi iniciado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) o processo de venda dos direitos de exibição da Seleção Brasileira para o ciclo de quatro anos, até a próxima Copa que acontece em 2026. De acordo com a coluna de Rodrigo Mattos, no UOL, a Globo enfrentará a concorrência de agência da Arábia Saudita e dos Estados Unidos pela seleção.

O desejo de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, de acordo com a coluna, é chegar no melhor preço possível por um pacote que inclui todas as transmissões de jogos da Seleção, incluindo amistosos, eliminatórias da Copa e, a própria Copa de 2026.

Como a emissora possuía os direitos de exibição do ciclo passado, ela tem preferência no processo de renovação de contrato. Sendo assim, a Globo será a primeira procurada para negociar. Caso a emissora resolva renovar o contrato, não será preciso fazer uma licitação.

No entanto, a preferência não é garantia, uma vez que existe o interesse de agências de marketing. Se uma delas vencer, elas podem negociar os direitos com a própria Globo ou outros canais.

A Globo já sofreu perdas de diretos de exibição de outros campeonatos, como o da Libertadores, que foi exibida pelo SBT entre 2020 e 2022.

Mesmo tendo perdido os direitos de transmissão da Conmebol Libertadores na TV por assinatura, o campeonato está de volta para o canal aberto da Globo, que venceu a licitação que estava sendo disputada com o SBT. A emissora carioca poderá transmitir 25 jogos por ano, ao longo do ciclo 2023-2026.

Seguem na Globo ainda a Copa do Brasil, Brasileirão, entre outros campeonatos estaduais.

A TV Globo é assistida por mais de 200 milhões de pessoas diariamente, sejam elas no Brasil ou no exterior. É a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, atrás apenas da norte-americana American Broadcasting Company (ABC), sendo que alcança 98,60% do território brasileiro, cobrindo 5 490 municípios e cerca de 99,55% do total da população brasileira.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.