O Fies 2023 já está na fase de contratação do financiamento pelos pré-selecionados que devem fazer a complementação das informações antes disso. Em alguns casos é necessário fiador para ter acesso ao financiamento. Entenda como funciona isso e quais as limitações.
Estudantes pré-selecionados no Fies têm até hoje, 17, para fazer a complementação das informações ao sistema. Após isso, os estudantes devem contratar o financiamento e podem precisar de um fiador para isso. Como o processo envolve uma instituição bancária, ele acaba sendo um pouco mais burocrático e pode haver algumas limitações.
Segundo a Estácio, uma das instituições que aderiu ao programa: “Qualquer pessoa pode ser fiador do FIES desde que preencha alguns requisitos, como comprovar que possui patrimônio ou renda compatível com a sua obrigação de fiador”.
Fiador do Fies tem que ter o nome limpo?
Fiador é aquela pessoa que se responsabilizaria pelo pagamento do financiamento em caso de inadimplência, isso mesmo, é quem se responsabiliza pelo débito caso o usuário não faça os pagamentos.
E, sim, é necessário ter o nome limpo para ser fiador junto ao Fundo de Financiamento Estudantil, a justificativa é justamente pelo conceito do que é o fiador. Como seria possível uma pessoa que já está em situação de inadimplência arcar com os pagamentos?
Para ser fiador é necessário:
- Ser brasileiro, maior de 18 anos e não ter restrições financeiras ou de crédito;
- Não ter um financiamento próprio do Fies;
- Possuir renda suficiente para arcar com a dívida em caso de inadimplência do estudante financiado;
- Não possuir restrições jurídicas em seu nome, como ações criminais ou processos de falência;
- Não ser estudante beneficiário ativo do Programa de Crédito Educativo (PEC/CREDUC);
- Não ter relacionamento conjugal ou união estável com o estudante financiado.
É importante lembrar que nem todos precisam de fiador, isso depende de fatores como a renda familiar do estudante e a mensalidade do curso. Isso pode ser consultado junto à instituição de ensino ou ao banco. Além disso, é importante lembrar que reunir os documentos do fiador também para fazer a contratação do financiamento.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.