Como é possível? Entenda como o SVB faliu em apenas 48 horas

Desde a crise de 2008 não havia tanta incerteza no mercado do Estados Unidos. Investidores ficaram extremamente surpresos com a falência de um dos mais ativos bancos do país, o Silicon Valley Bank (SVB). O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 10. Acompanhe a notícia para mais informações.

Este foi o maior caso de falência envolvendo um banco no Estados Unidos desde a crise de 2008 e o 2º maior da história estadunidense. O SVB era conhecido majoritariamente pelo financiamento de empresas no ramo de saúde e tecnologia, estando envolvida em quase metade dos negócios dos nichos citados.

O banco existia desde 1983 e era um dos 20 maiores bancos do país. A instituição financeira tinha escritórios no Estados Unidos, Reino Unido, Israel, Canadá, Alemanha, entre outros países. A falência surpreendeu a todos devido à rapidez de todo o processo, que durou algo próximo à 48 horas.

Vamos te explicar como a empresa que tinha em seu pertence aproximadamente R$1 trilhão em títulos conseguiu entrar em processo de falência de uma forma tão brusca, em apenas 48 horas. 

Súmula do caso SVB – 48 horas de horror

Devido ao aumento da inflação no Estados Unidos no ano passado, o Federal Reserve (cujo intuito da instituição é estabilizar o dólar) tomou medidas para conter o crescimento inflacionário, fazendo com que a taxa de juros sobre empréstimos tomados em bancos tivesse um aumento significativo.

Com isso, os títulos a longo prazo foram sendo cada vez mais desvalorizados e isto prejudicou o SVB que, assim como outros bancos do ramo, utilizam de taxas de juros mínimas nestes tipos de negociação. Alguns bancos chegam a cobrar taxas próximas a zero em títulos desta categoria.

Os títulos, avaliados em R$100 bilhões, estavam rendendo cerca de 1,79%, nem metade do retorno quando olhamos para o Tesouro de 10 anos, cujo rendimento gira em torno de 3,9%.

Devido a isto, na quarta-feira passada, os investidores iniciaram uma série de saques envolvendo fundos administrados pela Silicon Valley Bank, fazendo com que o banco anunciasse que estava negociando seus títulos sem obter nenhum tipo de lucro. Inclusive, estavam negociando com margem para prejuízos.

Na quinta-feira pela manhã, as ações do banco estavam em queda. Investidores temiam o que poderia ser uma nova crise de 2008 e fizeram a retirada total dos seus investimentos. Na sexta-feira de manhã, foi anunciado que o banco estava entrando em falência.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].