Estudantes poderão contar com uma forma diferenciada de vestibular em SP em breve. A ideia é possibilitar uma modalidade de ingresso que atenda as três universidades, USP, Unicamp e Unesp.
Atualmente a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) possuem formas diferentes de ingresso. Inclusive, a USP recentemente parou de ofertas vagas através do SiSU e criou uma modalidade própria. Agora, a ideia possibilitar um modelo diferente de vestibular em SP que oferte vagas nas três instituições.
Novo modelo de vestibular em SP
A ideia é realizar um vestibular seriado, onde os estudantes serão avaliados ao término de cada série do ensino médio e depois poderão concorrer a vagas nas três instituições. A proposta feita pelo governador do estado de São Paulo Tarcísio, deve alterar a aplicação do Saresp, atualmente essa modalidade é aplicada no 5º e 9 º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio.
“São várias vantagens nesse modelo. O diretor é poder identificar desde o 1º ano do ensino médio um aluno com potencial para entrar na universidade e assim acompanhá-lo, oferecer atividades complementares para que ele consiga ser aprovado e chegar melhor preparado na escola”, afirmou Carlos Gilberto Carlotti, reitor da USP.
A proposta foi apresenta em um evento na Universidade de São Paulo na última semana. A USP a reserva de vagas para essa modalidade deve ser de cerca de 10 % do total, das 11 mil, 1.500 devem ser destinadas a ela. Na Unicamp e na Unesp o percentual destinado deve ser o mesmo, mas, o número de vagas não foi informado.
A proposta ainda precisa ser aprovada pelos conselhos de cada instituição, a intenção é que essa modalidade seja aplicada nas três universidades ao mesmo tempo.
“Elaboramos em conjunto esse modelo e queremos implementá-lo ao mesmo tempo nas três. O Cruesp [Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo] está empenhado em fazer isso acontecer de forma conjunta”, acrescentou o reitor da USP.
Carlotti acredita que essa modalidade possibilitará o ingresso de 400 mil estudantes nas universidades.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.